Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-ES

QUEM SOMOS

O Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-ES é um braço da Federação das Apaes dos Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) voltado para o Terceiro Setor. Ele tem o intuito de proporcionar uma formação qualificada aos profissionais e atuar na proposição de políticas públicas para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, sugestão de novas práticas, oferta de cursos e capacitação, além de incentivar a produção de conhecimento na área, oferecer apoio técnico e construir diretrizes para as Apaes e coirmãs do estado.

O Uniapae-ES possui um olhar técnico para a produção de conhecimento em conjunto com outras organizações e com a sociedade, e é formado por um time de consultores e técnicos especialistas. O instituo atua de forma interdisciplinar, combinando competências, a fim de contribuir com a produção de conhecimento através da elaboração e implementação de conteúdos, materiais, pesquisas, planos, projetos e organização de bases de dados estatísticos.
O instituto foi criado em 29 de março de 2018, conforme resolução normativa interna nº 004/2018, e inaugurado em 2019.
foto

CONSULTORIAS

- Claudia Moura (Consultora técnica em Educação)
O apoio técnico pedagógico é uma estratégia importante para o aprimoramento dos serviços oferecidos nos CAEEs, que, em articulação com a coordenação de educação, terá o foco específico de acompanhar os processos pedagógicos e de trabalho do AEE, fortalecendo os processos de trabalho.

- Gabriela Gomes Leal Felix (Consultora técnica em Assistência Social) 
O apoio técnico em assistência social é uma ação de extrema relevância para o aprimoramento e a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pelas Apaes e coirmãs no campo da assistência social no intuito de trabalharmos em consonância efetiva com as diretrizes e resultados esperados com as ofertas e atendimentos da referida política pública.
foto

MONITORAMENTO

- Patricia Badiani Amorim (Assessoria técnica e monitoramento contábil/administrativo)
É realizada uma assessoria técnica  através do monitoramento contábil/administrativo  do contrato que as Apaes e coirmãs possuem com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Esse serviço passa a integrar as ações do Instituto Uniapae-ES e tem um papel importante para dar segurança aos gestores e garantir o pleno cumprimento das obrigações contratuais com a Sedu.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS NA FEAPAES-ES - Sala de Projetos

- Vinnicius Ventura (Consultor em captação de recursos)
Serviço de assessoramento pela Sala de Projetos, que oferece consultoria especializada para elaboração de projetos para a captação de recursos. Essa é uma estratégia importante para as instituições para o fortalecimento das ações desenvolvidas. Em articulação com as instituições, o assessoramento terá focos específicos, como de apoio e construção de projetos, apoio e orientação para organização das estratégias de captação de recursos e relacionamento com doadores.

PESQUISA

Um dos objetivos do Uniapae-ES é desenvolver pesquisas na área da pessoa com deficiência intelectual e sobre o terceiro setor, próprias ou em parcerias com instituições, visando ampliar a produção técnica e levantar informações relevantes que possam auxiliar a construção das políticas públicas e projetos desenvolvidos na rede.