Seminário encerra pós-graduação em Política de Assistência Social com foco na pessoa com deficiência

foto destaque
Feapaes-ES
15 de outubro de 2025
O curso é uma realização do Programa Apae Qualifica, que tem como objetivo capacitar profissionais das Apaes e coirmãs para fortalecer a Política de Assistência Social e aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias
O encerramento da pós-graduação em Política de Assistência Social, com ênfase no atendimento às pessoas com deficiência, marcou um importante momento de celebração e aprendizado coletivo. O seminário de conclusão do curso, realizado no Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória, reuniu alunos, docentes e representantes da Feapaes-ES e da universidade em uma tarde repleta de trocas, reflexões e reconhecimento.

A programação contou com a apresentação dos trabalhos de conclusão dos alunos, seguidas de duas mesas temáticas que enriqueceram o debate: “O conhecimento e a educação permanente como ferramenta de transformação social na Política de Assistência Social”, conduzida por Silvana Galina, assistente social da Prefeitura de Vitória e docente da Pós-Graduação/UniSales; e “Elementos necessários para a implementação dos novos tempos nas Apaes”, apresentada por Vanderson Gaburo, diretor social da Feapaes-ES e também docente da Pós-Graduação/UniSales.

O curso é uma realização do Programa Apae Qualifica, iniciativa da Federação em parceria com a UniSales, que tem como objetivo capacitar profissionais das Apaes e coirmãs para fortalecer a Política de Assistência Social e aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias.

Para Vanderson Gaburo, o encerramento do curso representa mais do que a conclusão de uma jornada acadêmica. “É a primeira vez que temos uma formação voltada especialmente para a Assistência Social. Celebrar esse momento é celebrar nossa capacidade, enquanto movimento das Apaes, de construir oportunidades de qualificação e fortalecimento da rede. Essa formação é a cara da nossa luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O Apae Qualifica é a expressão viva desse compromisso: formar para transformar”, destacou.

De acordo com Roberta Rangel, consultora técnica em Assistência Social da Feapaes-ES e uma das responsáveis pelo acompanhamento do curso, o resultado do programa reforça o papel da Federação como articuladora e formadora de políticas públicas.

“Ver o envolvimento dos profissionais e o amadurecimento das discussões ao longo do curso é muito gratificante. Essa pós não apenas qualificou tecnicamente os participantes, mas também fortaleceu o compromisso com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.

As alunas também destacaram o impacto transformador da formação. Para Brunella Athayde Soares, coordenadora pedagógica da Apae Cachoeiro, a experiência foi um divisor de águas:

“A pós contribuiu na compreensão do funcionamento da Assistência Social e o papel das Apaes no movimento social. Também trouxe um norte para avançarmos dentro da instituição e desenvolvermos cada vez mais nosso trabalho.”

Já Josiana Pedra de Oliveira, assistente social na Apae de Barra de São Francisco ressaltou a importância da iniciativa. A pós foi mais que formação: foi encontro de propósitos e amizades. Entrei com dúvidas e encontrei luz, aprendizados e segurança para minha prática”.

Com iniciativas como essa, reafirmamos nosso compromisso em formar, inspirar e transformar, fortalecendo redes de cuidado, inclusão e cidadania em todo o Espírito Santo.