Reunião da Diretoria Executiva Autodefensores e Conselhos da FEAPAES-ES destacou parcerias, prestação de contas e novas políticas

foto destaque
APAE ES
17 de junho de 2024
Foi um momento de grande importância para alinhar as estratégias e fortalecer as ações das Apaes do nosso estado
No dia 12 de junho, na sede da FEAPAES-ES, aconteceu a reunião da Diretoria Executiva, Autodefensores e Conselhos de Administração e Fiscal. O encontro teve como objetivo discutir uma série de temas importantes para o desenvolvimento e fortalecimento do movimento apaeano capixaba.

Um dos principais tópicos abordados foi a parceria com a SEDU. Esta colaboração visa aprimorar a inclusão educacional e os serviços oferecidos às pessoas com deficiência. Dentre as ações da federação podemos destacar: fortalecimento da consultoria de Educação; implantação de sistema de gestão na área da educação; e também repactuar o compromisso com as Apaes.

Na oportunidade foram apresentadas as linhas gerais da nova política de assistência social a fim de alinhar as ações das Apaes, promovendo uma assistência social mais eficaz, centrada nas necessidades dos usuários e suas famílias.

Outro ponto do encontro foi o alinhamento das diretrizes para o Prêmio Maria Luiza Dadalto deste ano. E ainda, foi apresentada a proposta do documento norteador sobre acolhimento e escuta familiar, autonomia e vida independente. Além de orientar as práticas das Apaes em relação ao acolhimento e escuta familiar, o documento busca propostas para a autonomia da vida adulta e independente de acordo com os ciclos da vida.

 
SERDIA

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação do Panorama atual da implementação dos SERDIAS nas APAEs do Espirito Santo. O Serdia é uma política pública estadual que estrutura uma rede de atendimento à pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e TEA. O objetivo é ampliar a assistência via Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele foi implementado pela Portaria Nº 159-R, de 20 de dezembro de 2022, após um intenso trabalho que envolveu diversas entidades que atendem pessoas com deficiência, incluindo a Federação das Apaes. São três modalidades de serviço, de acordo com a população de cada município.

Para cada tipo, há um valor de repasse a ser feito. Atualmente, oito municípios contam com o Serdia em pleno funcionamento: Baixo Guandu, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco, Montanha, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba, Iúna e Muqui. O objetivo é expandir o serviço para todos os 78 municípios do Espírito Santo.

A FEAPAES-ES reafirma seu compromisso com a promoção da inclusão e a melhoria contínua dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência e suas famílias.