“Protagonismo, Empodera e Concretiza a Inclusão Social” é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

foto destaque
apaees
21 de agosto de 2020
“Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social” é o tema da campanha deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começou nesta sexta-feira (21) e segue até o próximo dia 28. O propósito do movimento apaeano em todo o país neste período é fomentar o debate e as ações estratégicas voltadas para o destaque desse grupo, assim com sua efetiva inclusão social.

É a pessoa com deficiência inserida na escola, no cuidado dispensado nas políticas públicas e na assistência social, exercendo seu papel que lhe é de direito: como filho, irmão, usuário, aluno, paciente, profissional ou cidadão. O tema defende uma olhar mais voltado à força desse público e sua participação nos segmentos da sociedade. Isso é lei, isso é vida.

O texto condutor das ações desenvolvido pela Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes  (Fenapaes) tem como base uma análise do então Ministério do Trabalho (2007), hoje Secretaria de Trabalho: “A inclusão social é a palavra-chave a nortear todo o sistema de proteção institucional da pessoa com deficiência no Brasil. Implica a ideia de que há um débito social secular a ser resgatado em face das pessoas com deficiência”.