Prêmio Maria Luiza Dadalto homenageia destaques na luta pela inclusão

foto destaque
APAE-ES
25 de outubro de 2024
O Palácio Anchieta, em Vitória, será o palco da 9ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto, no próximo dia 29 de outubro, às 10h. Promovido pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) em parceria com o Governo do Estado, o evento prestará homenagem a pessoas que se destacam na defesa e garantia de direitos, especialmente das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo.
Este ano, serão homenageados Margarida Adeodato dos Santos, fundadora da Apae de Nova Venécia, Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi do Espírito Santo, e o Sicoob ES, por seu histórico de apoio a iniciativas sociais em prol da inclusão.

"O Prêmio Maria Luiza Dadalto é uma forma de reconhecer e celebrar a dedicação de pessoas e instituições que fazem a diferença no movimento apaeano capixaba. Essas homenagens são uma maneira de valorizar o trabalho incansável de quem luta pela inclusão e pela dignidade das pessoas com deficiência, promovendo mudanças reais na sociedade”, destacou Maria das Graças Vimercati, presidente da Feapaes-ES. 

Quem são os homenageados? 
Margarida Adeodato dos Santos é um nome de referência no movimento apaeano. Em 1976, ao aceitar o convite do Padre Carlos Furbeta, iniciou um trabalho pioneiro com pessoas com deficiência intelectual em Nova Venécia. Desde então, Margarida exerceu diversas funções, passando por professora e coordenadora até assumir a direção da Apae de Nova Venécia, onde continua à frente até hoje, além de ser conselheira administrativa da Feapaes-ES na região norte.
Na mesma categoria de personalidade física, Luiz Carlos Cuerci Fedeszen será reconhecido por sua atuação incansável em prol do movimento pestalozziano. Presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi desde 2018, Luiz Carlos dedica-se ao voluntariado e à defesa dos direitos humanos, promovendo ações inovadoras para garantir o acesso a serviços de qualidade para as pessoas com deficiência e suas famílias em todo o Espírito Santo.
Entre as instituições, o Sicoob ES será homenageado na categoria Personalidade Jurídica. A cooperativa financeira, com mais de 35 anos de atuação, tem uma longa trajetória de apoio a projetos sociais voltados para as Apaes em todo o Estado. Em 2019, o Sicoob ES lançou o Edital Social, uma iniciativa que busca fortalecer projetos que melhorem a qualidade de vida nas comunidades onde atua. O diretor-presidente, Bento Venturim, representará a instituição na cerimônia.

Sobre o prêmio
O prêmio leva o nome da professora Maria Luiza Dadalto, que dedicou 56 anos da sua vida ao movimento apaeano. Maísa, como é conhecida, iniciou sua jornada na Apae de Vitória e até o ano de 2023 atuou como Coordenadora de Educação da Feapaes-ES. Sua contribuição foi fundamental para a criação de diversas Apaes e para a fundação da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo.

Sobre a Feapaes-ES
A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) atua desde 1992 no fortalecimento das Apaes no estado. É formada por 42 instituições, sendo 40 Apaes, a Vitória Down e a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes). 
A Feapaes-ES também atua na garantia de direitos, promoção da cidadania, e no assessoramento, formação e capacitação de profissionais que atuam no setor. Também articula políticas de assistência social, saúde e educação. 
Já a história das Apaes no Espírito Santo teve início em 1965. Atualmente, mais de 10 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla são atendidas nas unidades, que empregam, direta e indiretamente, mais de 2.500 profissionais.