Painel Apae ES apresentou mais um tema importante: "Vida Independente: Autonomia e Trabalho para as pessoas com deficiência"

foto destaque
Painel ES
17 de maio de 2024
Autonomia, independência e a importância da família no processo de inclusão no mercado de trabalho foram os pontos abordados no debate.
Promover a vida independente para pessoas com deficiência é um compromisso essencial para construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária. A autonomia e a capacidade de exercer o direito ao trabalho são fundamentais para garantir que essas pessoas tenham oportunidades iguais de participar plenamente na sociedade.
 
Para a convidada Iracema Aparecida dos Santos, Coordenadora Nacional e assessora técnica de inclusão no mundo do trabalho pela Apae Brasil, o ponto de partida é acolher o jovem com deficiência e proporcionar um ambiente de trabalho com muitas oportunidades para que ele possa se desenvolver. “É preciso tratar com equidade e igualdade”, afirmou.

Ela ainda ressaltou: “para promover o emprego para pessoas com deficiência, é necessário adotar medidas que incentivem a inclusão, como políticas de igualdade de oportunidades, adaptação de ambientes de trabalho, programas de capacitação profissional e sensibilização dos empregadores sobre os benefícios da diversidade no local de trabalho”.

Alguns aspectos são importantes na vida independente:  a valorização pessoal, as promoções no trabalho e a oportunidade de contribuir para a economia e a comunidade. No entanto, as pessoas com deficiência enfrentam muitas barreiras no mercado de trabalho, desde preconceitos e estigmas até falta de acessibilidade física e discriminação no processo de contratação.


Além disso, o papel da família é fundamental no processo de ajudar a pessoa com deficiência a alcançar a autonomia, independência e sucesso no trabalho. O apoio emocional antes, durante e depois no processo de inclusão no trabalho contribui positivamente em todos os aspectos da vida, incluindo educação, emprego e participação na comunidade, colaborando para um convívio social mais afetivo para enfrentarem os desafios e superar limitações do dia a dia.

Por isso, é fundamental garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso a serviços de apoio, como assistência pessoal, transporte acessível e cuidados de saúde, que lhes permitam trabalhar de forma independente e produtiva. Assim, todos podem aproveitar o potencial e os talentos dessas pessoas para enriquecer a sociedade e construir um mundo mais inclusivo para todos.
 

MERCADO DE TRABALHO X INCLUSÃO

As barreiras à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho são complexas e abrangem diversos aspectos sociais, econômicos e culturais. Dentre as principais barreiras que as pessoas com deficiência encontram estão:
- Acesso à educação de qualidade. Muitas pessoas com deficiência enfrentam obstáculos para obter uma educação adequada devido a barreiras físicas, atitudinais e de falta de recursos.

- Qualificação profissional. A falta de acesso a oportunidades de qualificação profissional e treinamento específico pode limitar as habilidades e competências necessárias para competir no mercado de trabalho.

- Benefício de Prestação Continuada. A dependência BPC pode desencorajar as pessoas com deficiência de buscar emprego devido ao medo de perder os benefícios e enfrentar insegurança financeira.

- Um olhar assistencialista e de incapacidade pode levar a atitudes discriminatórias por parte dos empregadores e da sociedade em geral. Isso pode significar que as pessoas com deficiência são incapazes de contribuir para o mercado de trabalho.

- A falta de apoio da família e a baixa autoestima podem levar as pessoas com deficiência a duvidar de seu próprio potencial e capacidade de sucesso no mercado de trabalho, dificultando o exercício da autonomia e participação social.

- Muitas empresas tendem a contratar pessoas com deficiências consideradas "mais aceitáveis" ou fáceis de acomodar, deixando de lado candidatos com deficiências mais complexas ou que necessitam de apoios específicos.

- Empregadores tendem a buscar pessoas que não necessitam de adaptações ou apoios especiais, ignorando potenciais candidatos com outras deficiências que possam necessitar de ajustes razoáveis para desempenhar suas funções.

Contudo, é essencial promover políticas de inclusão, sensibilizar a sociedade sobre a importância da diversidade e garantir acesso igualitário a educação, qualificação profissional e oportunidades de emprego para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações.
 

MERCADO DE TRABALHO X EMPREENDEDORISMO

Uma pessoa com deficiência pode aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho ou no empreendedorismo? Sim, mas a preparação é constante e evolve a preparação no ambiente familiar, educação, saúde, uso de adaptações, tecnologias assistivas e recursos da comunidade para que seja alcançado o trabalho de acordo com a sua formação e habilidades para o mercado de trabalho.
 

PAPEL DAS APAES X MERCADO DE TRABALHO

As Apaes desempenham um papel fundamental na preparação, apoio e inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho.

Para a consultora técnica em Emprego Apoiado, Fátima Dantas, as Apaes é o elo entre as pessoas com deficiência e as empresas. “Muitas pessoas precisam de apoio, orientação e acompanhamento para encontrar uma oportunidade de trabalho. Mas, do outro lado, as empresas também precisam de assessoramento para entender este processo para receber as PCD no seu ambiente de trabalho, promovendo a inclusão com responsabilidade”, ressalta.

Sendo assim, as Apaes buscam a melhoria contínua no serviço de empregabilidade para o acolhimento das PCD e garantir o direito destas pessoas ao trabalho. Dentro desse contexto, a metodologia do Emprego Apoiado vem de encontro as necessidades das Apaes, promovendo oportunidades significativas e sustentáveis para as pessoas com deficiência alcançarem seu potencial no mercado de trabalho.
 
O Painel Apae ES sobre “Vida independente: Autonomia e Trabalho” está disponível em nossa página do Youtube. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=H9MDtgOPLjM e assista o vídeo completo!