Nova presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo toma posse

foto destaque
Apae-es
09 de fevereiro de 2024
Mãe de uma pessoa com deficiência e ex-presidente da Apae de Vila Velha, Maria das Graças Vimercati ocupará o cargo até 2026
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) está sob o comando de uma nova diretoria executiva em 2024. Na última quarta-feira (7), em Vitória, tomou posse como presidente da federação Maria das Graças Vimercati. Também foram empossados os demais membros da diretoria, dos conselhos de Administração e Fiscal, além dos autodefensores estaduais.
 
A cerimônia de posse lotou o auditório do Hotel Golden Tulip Porto Vitória. A primeira-dama, Virgínia Casagrande, autoridades políticas, representantes de instituições parceiras, presidentes das APAEs e de nossas coirmãs AMAES e Vitória Down participaram do evento.
 
Maria das Graças Vimercati, que é mãe de uma pessoa com deficiência e ex-presidente da Apae de Vila Velha, ocupará o cargo de presidente da Feapaes-ES para o triênio 2024/2026. Em seu discurso de posse, ela ressaltou o orgulho e a grande responsabilidade que a função demanda.
 
“Sabemos dos desafios, mas juntos nos fortalecemos, dando o melhor de nós. Não podemos fraquejar com as nossas reivindicações, uma vez que o nosso objetivo é desenvolver ações de articulação com o poder público, setor privado e sociedade civil, visando a defesa e os direitos da pessoa com deficiência e suas famílias”, ressaltou.
 
A nova presidente da Feapaes-ES também agradeceu o trabalho realizado pela diretoria anterior, no triênio de 2021/2023. “Passamos por um recomeço, uma forte reestruturação da federação, por uma pandemia, por momentos críticos, mas tivemos muitas vitórias, e uma delas é a visibilidade do movimento apaeano no estado do Espírito Santo.”
 
Legado
 
O ex-presidente e atual diretor social da Feapes-ES, Vanderson Gaburo, também reforçou as conquistas da federação capixaba nos últimos anos, entre elas a criação do Apae Mais, o Instituto de Ensino e Pesquisa, o Programa de Emprego Apoiado, o Núcleo de Atendimento as Famílias (NAF), entre outros.
 
“São ações concretas que melhoraram a qualidade de vida das pessoas com deficiência, focando na excelência técnica dos serviços prestados, na inclusão social, no acolhimento às famílias. Mas temos a missão de não cansar, não desistir até que todas as barreiras que impõem limitações para a plena participação social das pessoas com deficiência tenham caído”, finalizou.