Inaugurada em Governador Lindenberg, mais uma unidade do SERDIA no Espírito Santo

foto destaque
Feapaes-ES
17 de março de 2025
O município de Governador Lindenberg agora conta com o Serviço Especializado de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (SERDIA). Inaugurado na terça-feira (11), o serviço faz parte de uma política estadual que busca ampliar e regionalizar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O município de Governador Lindenberg agora conta com o Serviço Especializado de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (SERDIA). Inaugurado na terça-feira (11/03/2025) o serviço faz parte de uma política estadual que busca ampliar e regionalizar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O SERDIA é uma política pública estadual que estrutura uma rede de atendimento para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e TEA. São três modalidades de serviço, definidas conforme a população de cada município. A unidade em Governador Lindenberg funciona na modalidade Tipo 1, com atendimentos realizados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A previsão é beneficiar cerca de 50 pessoas por mês e realizar aproximadamente 250 procedimentos.

“O SERDIA em Governador Lindenberg fortalecerá uma oferta de atenção especializada na área da saúde, proporcionando mais qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual e múltipla da cidade, bem como para seus familiares. Para a Federação das Apaes, é uma conquista importante, pois fomos protagonistas na articulação da lei e na estruturação de todo o serviço. Foi um trabalho coletivo, de alguns anos, que traz um resultado histórico para o movimento apaeano capixaba, faz toda a diferença na vida das pessoas e já está presente em mais de 30 cidades capixabas. Seguiremos lutando e avançando cada vez mais”, declarou Vanderson Gaburo, diretor social da Feapaes-ES.

O evento reuniu autoridades locais, profissionais da saúde e representantes das Apaes, consolidando um importante avanço no atendimento especializado no estado. O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, ressaltou que a parceria entre o governo e os municípios fortalece ações como essa. “A implantação do SERDIA é uma parceria essencial entre a Sesa e os municípios, reforçando o compromisso com a dignidade e o cuidado”, afirmou Hoffmann.

Sobre o SERDIA
Intitulada Política Estadual de Cofinanciamento dos Serviços Especializados em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA), a iniciativa se constitui como uma estratégia para ampliar a assistência no SUS, regionalizar o atendimento, promover o acesso, humanizar os serviços e melhorar os recursos e as estruturas da Rede de Atenção e de Vigilância em Saúde (RAVS).
Instituída pela Portaria Nº 159-R, de 20 de dezembro de 2022, após um intenso trabalho que envolveu diversas entidades que atendem pessoas com deficiência, incluindo a Federação das Apaes, a política organiza o serviço em três modalidades, conforme o número de habitantes atendidos. Para cada tipo, existe um valor de repasse, sendo 60% custeado pelo Estado e 40% pelo município.