Feapaes finaliza Encontros Regionais de Autodefensores pelo estado neste ano

Apae-ES
01 de julho de 2019
Federação das Apaes do Espírito Santo realizou encontros regionais com Autodefensores
A Federação das Apaes do Espírito Santo, a Feapaes, promoveu durante o primeiro semestre deste ano o II Encontro de Autodefensores das Apaes do estado. De cunho regional, os encontros aconteceram em Alegre, Marataízes e Baixo Guandu, e tiveram como objetivo promover a discussão sobre a socialização e a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Durante os eventos aconteceram palestras, mesas de bate-papo e apresentações culturais.
 
De acordo com o estatuto das Apaes, o Autodefensor é um usuário da instituição, eleito por seus colegas, que possui voz e assento em todas as Assembleias e Reuniões da Diretoria e tem a presença garantida em todos os eventos promovidos pela instituição. São eles que vivenciam os obstáculos cotidianos da pessoa com deficiência e participam ativamente na busca pela inclusão, norteando ações que garantam o direito das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. Desta forma, os Autodefensores  defendem os interesses da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e a sua participação em todos os segmentos da sociedade.
 
 “O Autodefensor é "porta-voz" dos seus colegas. Sua participação faz a diferença e influencia de forma positiva as decisões e o comportamento dos demais membros da Diretoria, bem como ajuda na sensibilização, no desenvolvimento de habilidades no tratamento da pessoa com deficiência pelos demais membros”, conta Alcionis Ennes de Oliveira Nascimento, coordenadora de Assistência Social da Feapaes. 
 
Além de membros da Feapaes, presidentes e diretores das Apaes, os encontros, que surgiram no ano passado a pedido dos Autodefensores, contaram com a presença de usuários, coordenadores e lideranças.