Feapaes-ES solicita ao Governo do Estado a antecipação da vacinação para as pessoas com deficiência

foto destaque
Apae-ES
31 de março de 2021
Feapaes-ES solicitou, através de ofício enviado ao Governo do Estado, a antecipação do início da vacinação para as pessoas com deficiência.
 A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) vem acompanhando de perto a situação das pessoas com deficiência diante da pandemia do novo coronavírus e, desde o início, adotou medidas que visam garantir a segurança dessas pessoas e dos profissionais das Apaes e coirmãs do estado.
 
De acordo com os dados do Painel Covid-19, do Governo do Estado, a taxa de letalidade das pessoas com deficiência é de 4,7%, enquanto para a população essa taxa é de 1,9%. Ou seja, a chance de uma pessoa com deficiência que contraiu a doença evoluir para óbito é mais que o dobro.
 
Diante desses dados, a Feapaes-ES solicitou, através de ofício enviado ao Governo do Estado, a antecipação do início da vacinação para as pessoas com deficiência. "Esse dado reafirma o caráter urgente de um olhar diferenciado por parte do Poder Público para essa parcela da população", afirma Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes-ES. No documento, ele também ressalta os efeitos negativos que o isolamento social causa às pessoas com deficiência intelectual e a necessidade de estratégias para minimizar os impactos decorrentes desse processo, tendo em vista ainda os fatores sociais e demais carências atreladas a grande parte dessas famílias.
 
"Temos acompanhado com grande ansiedade o início da vacinação, entendo ser um passo fundamental para o controle dessa pandemia e a possibilidade de reestruturar na plenitude as ações em prol das pessoas com deficiência", finaliza Gaburo.