Feapaes-ES realiza primeira turma do Laboratório de Tecnologias e Inteligência Artificial na Captação de Recursos

foto destaque
Feapaes-ES
13 de novembro de 2025
O curso contou com a participação de 13 alunos, entre gestores, coordenadores e profissionais que atuam nas áreas de captação e desenvolvimento institucional.
A Federação das Apaes realizou a primeira turma do Laboratório de Tecnologias e Inteligência Artificial na Captação de Recursos, uma formação inédita, voltada a fortalecer a sustentabilidade das Apaes por meio do uso estratégico de ferramentas digitais e de inteligência artificial.

O curso ministrado por Vinnicius Ventura, consultor técnico em Captação de Recursos da Federação, contou com a participação de 13 alunos, entre gestores, coordenadores e profissionais que atuam nas áreas de captação e desenvolvimento institucional. Durante o encontro, os participantes aprenderam, na prática, a utilizar ferramentas como ChatGPT, Gemini, Canva, Gamma, Mailchimp e WhatsApp para criar campanhas criativas, atrativas e integradas aos canais de relacionamento com doadores e parceiros.

Ao longo do dia, cada participante desenvolveu um plano de ação completo, incluindo materiais de divulgação, modelos de propostas e estratégias de ativação de redes, com o objetivo de fortalecer a autonomia das equipes na mobilização de recursos.

Para o participante Alessandro Moreira Rodrigues, da Apae de Venda Nova do Imigrante, o curso superou as expectativas: “Pensei que seria só mais um curso comum como tantos que já estamos acostumados a ver por aí. Mas hoje encontrei coisas novas, que serão edificantes para o meu trabalho e que realmente vou utilizar no meu dia a dia.”

Já Edineusa Santana Bonfá, da Pestalozzi de Jaguaré, destacou a importância da formação para as instituições do interior: “Eu achei o curso ótimo, maravilhoso, porque é um mundo que a gente desconhece, especialmente para quem mora no interior. Esse curso foi uma oportunidade enorme para a nossa instituição deslanchar nessa questão da captação de recursos.”

A iniciativa integra o compromisso da Feapaes-ES em promover formações práticas e inovadoras, estimulando o uso da tecnologia como aliada na construção de uma cultura de captação de recursos dentro das Apaes.