Feapaes-ES participa do 2º Encontro do MPES sobre Autismo

foto destaque
Feapaes-ES
21 de outubro de 2025
No encontro, os participantes debateram temas essenciais como educação inclusiva, papel da família e inserção no mundo do trabalho
A Federação participou, no dia 13 de outubro, do 2º Encontro do Ministério Público do Estado (MPES) sobre Autismo, em Vitória. O evento reuniu membros do MPES, além de profissionais da saúde, da educação, familiares e representantes de instituições engajadas na promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre o acesso aos serviços voltados às pessoas com TEA, o encontro abordou temas essenciais como educação inclusiva, papel da família no desenvolvimento e bem-estar das pessoas com autismo e inserção no mundo do trabalho.

A programação teve início com a palestra da Gerente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação, Giovanne Berger, com o tema “A oferta da educação especial na perspectiva inclusiva e o profissional de apoio escolar”.

Giovanne apresentou um panorama sobre as políticas públicas e ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado para promover uma educação cada vez mais acessível e equitativa, destacando a importância da formação continuada de profissionais e da adequação dos espaços escolares às necessidades dos estudantes com deficiência.

Representando a Feapaes-ES, Sarah Fardin, consultora técnica do Núcleo de Acolhimento à Família de Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo (NAF), apresentou a palestra “O Papel da Família no Desenvolvimento e Bem-Estar de Pessoas com Autismo”.

Sarah destacou a relevância da acolhida e do fortalecimento da rede familiar por meio do NAF, um serviço gratuito da Federação, que oferece acolhimento, orientações e encaminhamentos às famílias desassistidas, principalmente no momento inicial de diagnóstico de uma deficiência intelectual, múltipla e TEA.

Encerrando a programação, o diretor social da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo, abordou o tema “Caminhos para a Inclusão: o papel da Família e da Pessoa com TEA no Mundo do Trabalho”. Ele ressaltou que a inclusão profissional depende de uma transformação cultural, que rompa com estigmas e promova o reconhecimento das potencialidades e identidades diversas das pessoas com deficiência.

Vanderson também falou sobre a importância do Programa Emprego Apoiado, da Feapaes-ES, criado para promover a inserção profissional de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo. 

“Avançar na inclusão é um processo que exige mudança de mentalidade de toda a sociedade. É preciso romper com a ideia de incapacidade e abrir espaço para que pessoas com deficiência possam exercer seu direito ao trabalho e à cidadania plena”, destacou.

Com a participação no evento, a Feapaes-ES reafirma o compromisso de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e de seguir atuando pela construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e inclusiva para todos.