Feapaes-ES participa de entrega simbólica de cheques do programa Nota Premiada

foto destaque
Apae-ES
17 de fevereiro de 2023
Federação marcou presença em evento realizado pelo Governo do Estado.
O primeiro ano do programa Nota Premiada Capixaba foi um grande sucesso. Ao longo de 2022 foram distribuídos mais de R$ 1 milhão para as Apaes e coirmãs do estado.
 
Para celebrar essa conquista e marcar o início dos sorteios de 2023, o Governo do Estado realizou ontem (16) uma cerimônia de entrega simbólica dos prêmios referentes ao sorteio de janeiro deste ano, que contemplou as Apaes da Serra, Pinheiros e Cachoeiro de Itapemirim. O evento foi realizado no auditório da Sefaz (Secretaria da Fazenda), em Vitória.
 
A Feapaes-ES, representada pelo presidente, Vanderson Gaburo, marcou presença no evento.
“Foi um prazer para nós participar do evento e representar as Apaes e coirmãs do estado nesse ato simbólico que marca a entrega dos prêmios do último sorteio e ao mesmo tempo celebra um ano do programa”, afirma Gaburo.
 
O presidente da Federação também reforça a importância do programa para a sociedade por estimular a consciência cidadã da população.  “É importante que a sociedade entenda que, quando ela pede o CPF na nota, ela contribui para arrecadação de tributos e isso se volta em termos de políticas pública e agora com o programa Nota Premiada Capixaba, ela pode indicar uma entidade do terceiro setor e contribuir para que ela possa continuar fazendo o seu trabalho social. Então, essa é uma iniciativa que reforça, que amplia e que qualifica o trabalho das instituições que estão cadastradas ao programa”, complementa. Ele lembra que além das premiações, há o rateio mensal que é distribuído para as entidades cadastradas e que esta é uma fonte de recurso importante para elas para a estruturação das ações realizadas.
 
Gaburo finaliza fazendo um balanço do programa depois de um ano de existência. “É um programa que funciona muito. Esse primeiro ano é de um avanço muito importante e há a necessidade de continuarmos fortalecendo o programa", completa.
 
 
Programa Nota Premiada
 
O programa Nota Premiada Capixaba tem o objetivo de beneficiar as instituições sem fins lucrativos do Espírito Santo, além de ajudar na arrecadação tributária do estado, através de um mecanismo que envolva e conscientize a sociedade capixaba sobre a importância de solicitar a nota fiscal e reverter benefícios para entidades das Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem um relevante trabalho social.

O funcionamento do programa é simples. Ao se cadastrar no Programa a pessoa indica uma instituição, e ao realizar uma compra informando seu CPF na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) o cidadão já está contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado, com instituições sociais cadastradas e ainda concorre a prêmios mensais e anuais em dinheiro. A entidade social sem fim lucrativo indicada no cadastro também receberá um prêmio extra equivalente a 50% do valor que for recebido pelo cidadão contemplado nos sorteios.