Feapaes-ES lança e-book "Boas Práticas com Atividades Pedagógicas não Presenciais"

foto destaque
Apae-ES
18 de novembro de 2021
Material foi pensado diante da nova realidade das Apaes e seus usuários em decorrência da pandemia de covid-19.
Aconteceu hoje (18) o lançamento do e-book "Boas Práticas com Atividades Pedagógicas não Presenciais". O evento foi transmitido de forma on-line através do canal da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) no YouTube (youtube.com/apaees).
 
Este material foi pensado diante da nova realidade das Apaes e seus usuários em decorrência da pandemia de covid-19. Impossibilitadas de manter as ações na forma que sempre desenvolveram, as instituições precisaram se reinventar e inovar para continuar cumprindo sua responsabilidade social com as pessoas com deficiência e suas famílias.
 
"Nesse sentido, o caminho seguido pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) foi justamente orientar esse percurso e propor novas práticas e estratégias de atuação. Não aceitamos ser passageiros nessa história e assumimos o desafio de fazer uma gestão da crise, indicando os caminhos em cada momento da pandemia", conta Vanderson Gaburo, presidente da Feapaes-ES.
 
"Com aulas suspensas e isolamento social, entendemos que a atuação no contraturno para a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deveria se adequar ao momento e, de forma inédita, migrar para atividades não presenciais. Assim fizemos. E fizemos com grande competência e planejamento. Chegamos a todos, seja virtualmente ou com atividades impressas. Certamente, essa atuação foi fundamental para minimizar os prejuízos educacionais desse período", completa Gaburo.
 
Claudia Moura, consultora técnica em Educação da Feapaes-ES conta que os profissionais de educação não sabiam ao certo qual seria a solução naquele momento, mas que os professores encararam o desafio de estruturar conteúdos à distância.
 
"A ideia deste trabalho surgiu quando comprovamos a capacidade de criatividade dos nossos professores ao elaborar e planejas atividades que oferecessem aos alunos, além do aprendizado, o lúdico e a manutenção do vínculo afetivo que não poderia ser interrompido naquele momento", conta Claudia.
 
Além de Vanderson Gaburo e Claudia Moura, estiveram participaram de foram virtual Maisa Dadalto, coordenadora de Educação, Giovanne Silva Berger, assessora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Andrea Guzzo, subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, e Fabiana Oliveira, coordenadora de Educação e da Federação Nacional das Apaes - Apae Brasil.
 
Para baixar o e-book, acesse o link https://bityli.com/7jr4JX.