Feapaes-ES inaugura CER II de Cachoeiro de Itapemirim em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde

foto destaque
Apae-ES
10 de dezembro de 2019
CER II, inaugurado pela Feapaes-ES em Cachoeiro de Itapemirim, estima realizar 400 atendimentos por mês.
O Centro Especializado em Reabilitação – CER II de Cachoeiro de Itapemirim foi inaugurado no último dia 05 pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O evento aconteceu na Apae de Cachoeiro de Itapemirim e teve a presença de Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes-ES; Renato Casagrande, governador do Estado do Espírito Santo; Vitor Coelho, prefeito de Cachoeiro de Itapemirim; Marcos Do Val, senador; Luciano Machado, Marcos Mansur e Coronel Quintino, deputados estaduais; Wilma Campos da Silva, presidente da Apae de Cachoeiro; Bartolomeu Martins Lima, superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo; e Paula Nascimento, autodefensora estadual.
 
Estimando um total de 400 atendimentos por mês, sendo 200 voltados para a reabilitação física e 200 para a reabilitação intelectual, o CER conta com 20 profissionais, entre eles psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde e administração.
 
"A inauguração do CER II na Apae de Cachoeiro de Itapemirim é mais um passo importante na estruturação de serviços especializados em Reabilitação para as pessoas com deficiência no Estado, sendo fruto do trabalho de articulação da Federação com a Secretaria Estadual de Saúde, municípios e Ministério da Saúde. A APAE torna-se referência para diversos municípios e um serviço novo e fundamental para as pessoas com deficiência na região", afirma Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes-ES.
 
O CER é uma referência para a rede de atenção à saúde por ser um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza o diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação, e manutenção de tecnologia assistiva e tem o objetivo de ampliar e estruturar a Rede da Pessoa com Deficiência no Espírito Santo. Em 2016 foi inaugurado o primeiro CER II, na Apae de Colatina e no ano de 2017 o foram realizados mais de 100 mil atendimentos na área da saúde, sendo referência para 17 municípios da região. Hoje, também já está em funcionamento o CER de Nova Venécia, inaugurado no último mês de outubro para atender 14 municípios da região Norte e com expectativa de atendimento de 200 pacientes por mês.
 
Os Centros Especializados em Reabilitação são divididos de três formas: o CER II, que é composto por duas modalidades de reabilitação, o CER III, composto por três modalidades, e o CER IV, composto por quatro modalidades.