Feapaes-ES encerra ciclo de Assembleias Descentralizadas com foco em fortalecimento das Apaes

foto destaque
Feapaes-ES
06 de outubro de 2025
A Feapaes-ES promoveu as Assembleias Gerais Extraordinárias Descentralizadas em seis regiões do Espírito Santo, reunindo dirigentes das Apaes para fortalecer o diálogo, alinhar estratégias e debater os desafios da rede.

Durante todo o mês de setembro, a Feapaes-ES realizou as Assembleias Gerais Extraordinárias Descentralizadas de Presidentes das Apaes em diferentes regiões do Estado: Centro, Sudeste, Serrana, Caparaó, Bacia do Rio Doce e Norte.

Com a presença da presidente Maria das Graças Vimercati, do diretor social Vanderson Gaburo, do procurador jurídico Maurílio Inês e dos autodefensores estaduais Matheus Gomes de Souza e Dayane Prates da Silva, os encontros reuniram dirigentes para refletir sobre os rumos do movimento apaeano e os desafios da rede no Espírito Santo.

Entre os principais temas debatidos estiveram:

- O papel das lideranças e o fortalecimento da gestão;
- O panorama das ações e políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social;
- Estratégias de sustentabilidade e captação de novos parceiros;
- Pautas jurídicas e desafios cotidianos das Apaes;
- A importância do planejamento, da formação de equipes e da atuação como rede de apoio às famílias.

Os encontros também apresentaram os princípios que guiam o movimento apaeano, como transformação social, sustentabilidade institucional, responsabilidade social, ética e inclusão, reforçando a identidade coletiva e a missão das Apaes no Estado.

Além disso, foi destacado um pouco do que já foi construído na Federação, com iniciativas estruturantes como a Uniapae-ES, Sala de Projetos, Apae Qualifica, Fundo Mais Inclusão, Emprego Apoiado, Apae Digital e NAF.

Na área de saúde, foram lembrados avanços como a implantação dos SERDIA, formação e capacitação de profissionais, negociação de valores e monitoramento junto ao TCES. Já em assistência social, o lançamento do documento norteador “Novos tempos, outros olhares”, o reajuste do Piso PCD em 30% e a busca por novo financiamento para as Apaes foram destaques.

Como reforça o diretor social da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo, as reuniões se consolidaram como momentos de diálogo, troca de experiências e integração. “É nesse espaço de escuta e construção conjunta que fortalecemos a rede, alinhamos estratégias e seguimos firmes na missão de assegurar inclusão, cidadania e qualidade de vida para as pessoas com deficiência e suas famílias."