Feapaes-ES comemora 30 anos de existência com coquetel e lançamento de coletânea científica

foto destaque
APAE-ES
27 de outubro de 2022
A história da instituição é marcada por projetos, programas e ações nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação que objetivam ampliar o acesso a direitos e fortalecer o movimento apaeano no estado.  
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), entidade criada para promover cidadania e inclusão social para as pessoas com deficiência, completa 30 anos de existência no mês de outubro. E para comemorar essa data tão especial, na quinta-feira, dia 27 deste mês, a instituição realizou um coquetel comemorativo no Cerimonial Ferrari Eventos.

Na ocasião, também foi lançada a coletânea "Pessoa com deficiência, direitos sociais e intersetorialidade: construindo caminhos para a inclusão social". Os trabalhos que compõem o livro são das áreas de saúde, assistência social, educação e direitos da pessoa com deficiência. Entre os autores, estão colaboradores da Federação e Apaes, além de pesquisadores que estudam a causa das pessoas com deficiência e inclusão social. 

Entre aqueles que marcaram presença está a primeira-dama Virgínia Casagrande, o secretário de Estado da Educação Vitor de Angelo, o presidente da Federação Nacional das Apaes Rodolpho Dalla Bernardina e o autodefensor estadual Carlos Alberto Schaffel. 

Muita luta e defesa de direitos das pessoas com deficiência 

A história da Apae-ES é marcada por projetos, programas e ações nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. O propósito da instituição é ampliar o acesso a direitos e fortalecer o movimento apaeano no estado.  

“O principal impacto que nós temos na vida da pessoa com deficiência é acreditar no seu potencial. Tendo os apoios necessários, elas podem levar uma vida digna. Desconstruir o ‘não’ que essa pessoa recebe a vida inteira é o nosso principal objetivo”, explica Vanderson Gaburo, presidente da Feapaes-ES. 

A instituição conta com diversos programas voltados para a pessoa com deficiência, entre eles estão o Núcleo de Acolhimento à Família de Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo (NAF) e o Emprego Apoiado, metodologia adotada para aumentar a inclusão no mercado de trabalho.

Além disso, também foram criados o Fundo Mais Inclusão; o Apae Qualifica; o Apae Digital; Apae Mais e o Apae Sustentável. Esses projetos estratégicos foram elaborados para aperfeiçoar o trabalho das unidades e capacitar os profissionais, visando a melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência.