Feapaes-ES, através do Instituto Uniapae-ES, realiza 5º Encontro de Coordenadores Pedagógicos

foto destaque
Apae-ES
23 de outubro de 2019
Encontro foi dividido de acordo com as seis regiões do estado, distribuídas ao longo dos três dias
Entre os dias 16 e 18 de outubro, foi realizado o 5º Encontro de Coordenadores Pedagógicos, realizado pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) por meio do Instituo de Ensino e Pesquisa Uniapae-ES.
 
Visando dar atenção especial aos presentes, o encontro foi dividido de acordo com as regiões do estado, distribuídas ao longo dos três dias. Participaram do evento coordenadoras pedagógicas que representam as Apaes das seis regiões capixabas (Rio Doce, Norte, Centro, Sudeste, Serrana e Caparaó).
 
O encontro, conduzido por Claudia Moura, Consultora Técnica em Educação do Instituto Uniapae-ES, e Maria Luiza Dadalto, Coordenadora de Educação da Feapaes, e teve como objetivo apresentar o Instituto – inaugurado recentemente – para os coordenadores presentes. Na ocasião, também foram discutidas as novas políticas de educação especial que estão sob análise no Congresso Nacional e foram repassadas algumas diretrizes que devem ser adotadas nas instituições.
 
Durante o evento foi utilizada a Matriz Swot, uma ferramenta estratégica que levantou o debate sobre pontos fracos e ameaças que possam impactar negativamente no trabalho pedagógico realizado pelas APAEs.
 
“O resultado deste trabalho foi muito interessante. A análise dessas informações nos ajuda a ter uma visão macro de como está cada instituição neste momento e como podemos ajudá-las a melhorar os seus serviços”, conta Claudia.
 
Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes-ES, também esteve presente no encontro. Ele falou para os presentes sobre a importância de seguir as diretrizes estabelecidas e abordou os benefícios que a nova política de educação especial trará para todos.
 
Maria Luiza Dadalto, que abordou temas como o modus operandi de prestação de contas, férias e recesso escolar, ressalta que este encontro é resultado do Seminário, realizado no mês de setembro, em Domingos Martins. Ela também afirma que a proposta do Instituto Uniapae-ES é que estes encontros sejam realizados frequentemente devido ao sucesso que foi essa reunião.
 
“O encontro foi muito positivo. A receptividade desde formato foi muito bom e o feedback foi ótimo, porque as pedagogas sentiram que todas tiveram oportunidade de interagir e levantar questões referentes às suas instituições”, conta Maria Luiza.