Feapaes apoia campanha Junho Lilás, que destaca a importância do Teste do Pezinho

Apae-ES
06 de junho de 2019
No dia 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos
O exame é bem simples. Basta fazer um furinho no pé do bebê e colher algumas gotinhas de sangue que são capazes de identificar diversas doenças congênitas e/ou genéticas.
 
Cristina Bravin, Coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Apae de Vitória alerta sobre a importância desse teste. “Se for realizado em tempo adequado, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, é possível identificar e tratar doenças antes da manifestação dos sintomas”, afirma Cristina. Caso alguma doença seja detectada, o início imediato do tratamento impede que doenças que podem levar à deficiência intelectual e múltipla se desenvolvam, prejudicando a qualidade de vida da criança. O Teste do Pezinho passou a ser obrigatório no Brasil em 1992, e faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).
 
Para conscientizar a população a respeito da importância desse exame, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes) apoia a campanha Junho Lilás, que incentiva a realização do Teste do Pezinho. “O teste do pezinho é uma etapa muito importante no diagnóstico precoce de doenças. Aqui no Estado, a Apae de Vitória é a referência habilitada pelo Ministério da Saúde para realizar esse exame para toda a população gratuitamente. Isso mostra a capacidade técnica da instituição e o quanto as Apaes podem contribuir com a população, graças ao trabalho de qualidade que desenvolvem”, destaca Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes.
 
Confira abaixo a entrevista completa com Cristina Bravin.
 
- Qual a importância do Teste do Pezinho?
O Teste do Pezinho é um exame extremamente importante para saúde de todo recém-nascido, porque através dele é possível diagnosticar e tratar doenças antes da manifestação dos sintomas, sendo um teste fundamental na prevenção da deficiência intelectual. No Brasil o Teste do Pezinho surgiu em 1976 através da Apae de São Paulo e em 1992 ficou definida a obrigatoriedade do acesso ao exame.
 
- Quais doenças ele detecta?
Atualmente, no teste básico, o SUS cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita). Além destes testes, o laboratório da Apae de Vitória oferece testes mais ampliados, onde é possível se detectar até 50 doenças.
 
- Quando é indicado realizar o teste?
O ideal é que o teste seja realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. Para realização do teste básico a coleta deve ser realizada na unidade de saúde mais próxima da residência da criança. Após a coleta, a amostra é enviada ao laboratório da Apae de Vitória para que as análises sejam executadas. Para realização do Teste do Pezinho ampliado, disponível na rede particular e convênios, a coleta é realizada no laboratório da Apae de Vitória. Na presença de algum resultado alterado, independente do tipo de teste, a equipe de busca ativa do serviço entra em contato imediatamente com a família para repetição do teste, e, caso necessário, o tratamento e o acompanhamento pela equipe multidisciplinar do serviço é iniciado. O teste básico fica pronto dentro de até 4 dias úteis, enquanto o teste ampliado  normalmente leva 8 dias úteis para ficar pronto.
 
- A Apae de Vitória é a única que realiza o Teste do Pezinho. Como funciona esse serviço?
 Em 1992 a Apae de Vitória iniciou a Triagem Neonatal e, em 2001, após a publicação da portaria GM/MS nº 822, de 06 de junho de 2001, que instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, a Apae de Vitória foi credenciada como serviço de referência no Espírito Santo pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Desta forma a Apae vem atuando como referência no estado há mais de 27 anos, realizando o Teste do Pezinho básico, gratuito para toda população.