Espírito Santo dá mais um passo para a acessibilidade

foto destaque
Apae-ES
26 de outubro de 2021
Detran-ES adquire ônibus adaptado com kit universal para os candidatos realizarem as aulas e exames práticos de Direção Veicular

Na manhã de hoje (26), o Governo do Estado do Espírito Santo lançou a 3ª fase do programa CNH Social. Além de oferecer 2.500 vagas para pessoas de baixa renda conquistarem uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita,o evento também teve um marco importante para a luta das pessoas com deficiência.

O Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo) adquiriu um ônibus adaptado com kit universal para os candidatos realizarem as aulas e exames práticos de Direção Veicular nas bancas especiais em todo o estado. Essa iniciativa faz do Espírito Santo o primeiro estado do Brasil a disponibilizar ônibus adaptado para obtenção de CNH.

Além do ônibus adaptado, o Detran-ES assinou um documento que torna obrigatória a abordagem sobre a temática do transporte de passageiros com deficiência durante a realização dos Cursos Especializados para qualificação de Condutor de Transporte de Escolares e Condutor de Transporte Coletivo de Passageiros. Essa iniciativa tem a finalidade de tratar sobre a igualdade, não discriminação e atendimento prioritário às pessoas com deficiência, com foco em proporcionar um atendimento humanitário, digno e de qualidade a todos.
O evento, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória,  contou com a presença do governador, Renato Casagrande, da vice-governadora, Jacqueline Moraes, do presidente da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), Vanderson Gaburo, do diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, do presidente da Unicep, Carlos Ajur, da secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Estado do Espírito Santo, Cyntia Grillo, do deputado estadual Luciano Machado e da representante dos Cadeirantes do Espírito Santo (Cocades), Rosilda Maria Dias.