Encontro de Coordenadores realizado pela Feapaes recebe Lelo Coimbra, Ministro da Cidadania em exercício

Apae-ES
31 de maio de 2019
O encontro de coordenadores. promovido pela Feapaes, contou com a presença do Ministro da Cidadania em exercício Lelo Coimbra
O 4º Encontro de Coordenadores de Educação, Saúde e Assistência Social das Apaes do Espírito Santo, realizado hoje, no Conselho Regional de Administração (CRA), recebeu o Ministro da Cidadania em exercício Lelo Coimbra. Durante o evento, o presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes), Vanderson Pedruzzi Gaburo, aproveitou a oportunidade para entregar um ofício ao ministro em exercício solicitando que o Piso de Transição seja revisado e uma agenda de trabalho para que continuem debatendo sobre este tema que é muito importante para as Apaes e para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias.
 
“Nós aproveitamos a presença do ministro para colocar em pauta um tema que tem influenciado diretamente as instituições, que é o cofinanciamento federal para pessoa com deficiência no SUAS, que é o Piso de Transição de Média Complexidade. Esse é um componente importante para o fortalecimento das ações para a pessoa com deficiência dentro da política de assistência e que precisa ser fortalecido, revisto e rediscutido”, afirmou Gaburo.
 
Lelo Coimbra ressaltou a importância do encontro promovido pela Feapaes e falou sobre as medidas que estão sendo tomadas em relação à solicitação do presidente Vanderson Gaburo. “Há um estudo que nós temos feito que envolve uma redistribuição dos recursos, enquanto a gente não tem mais recursos, fortalecendo e prestigiando também os médios e pequenos municípios. Este é o primeiro movimento que está sendo feito. O segundo movimento é nós consolidarmos o nosso orçamento deste ano para que nos dê conforto e segurança para olhar em um horizonte maior. O terceiro é negociar junto à Fazenda uma ampliação de recursos. São três desafios importantes e essa é a nossa luta”, afirmou Coimbra.
 
Após participar do encontro, o ministro visitou a Apae de Vitória e falou sobre a instituição. “A Apae de Vitória é uma instituição com uma história reconhecida, como todas as Apaes. Sempre que venho aqui, o trabalho está cada vez melhor, cada vez mais aprimorado e reconhecido pela sua qualidade”, afirmou o ministro em exercício. A Presidente da instituição, Maria Luiza Dadalto, juntamente com membros da Diretoria Executiva e Conselho Consultivo, entregaram ao ministro uma solicitação de apoio para instalação de placas de energia solar na Apae. O ministro recebeu a demanda e prometeu empenho para atendê-la.