Atendimento Educacional Especializado complementa escola regular

Apae-ES
13 de fevereiro de 2019
Em 2008 a Feapaes implementou o sistema de Atendimento Educacional Especializado
A educação é um direito assegurado por lei. De acordo com o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.

Para potencializar o aprendizado que é proporcionado pela escola regular, a Federação das Apaes do Espírito Santo, a Feapaes, implementou, a partir  de 2008, o sistema de Atendimento Educacional Especializado, o AEE. Hoje, no Espírito Santo, 36 instituições oferecem este atendimento.

Por não ser uma escola, o AEE não segue as mesmas regras que a escola regular. Com isso, há liberdade para trabalhar de acordo com a necessidade de cada usuário , através de atividades  lúdicas que levam em consideração a dificuldade de cada um.

O AEE tem o objetivo de auxiliar a escola regular, proporcionando recursos pedagógicos e de acessibilidade , de forma que os alunos sintam-se incluídos e parte da sociedade. O Atendimento Educacional Especializado é feito em parceria com a escola na qual o aluno está matriculado regularmente. Os profissionais que atendem o aluno estão em contato com frequência com ele para troca de informações e para  que o atendimento seja feito de forma direcionada à necessidade de cada um.

Para entender um pouco mais sobre o AEE, conversamos com a Coordenadora de Educação da Apae de Vila Velha, Claudia Moura. Veja como foi.

Como funciona o AEE oferecido pela Apae?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) dentro da Apae funciona duas vezes   por semana, no contraturno da escola regular. Esse atendimento segue os fundamentos da Política  Nacional de Educação, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Seu objetivo é complementar ou suplementar o currículo escolar, em que as crianças, jovens e adultos com deficiência são inseridos. O AEE é um conjunto de atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade prestados aos alunos que são público alvo da Educação Especial. Essa concepção possibilita identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e metodologias que permitam, de alguma forma, eliminar barreiras para a plena participação no processo formativo dos educandos da Educação Especial.

* Qual é a relação entre o AEE e a escola regular?

O trabalho entre o AEE da Apae e a escola é o que chamamos de trabalho  colaborativo. É uma interface entre as professoras da Apae e as professoras da escola regular. As professoras da Apae  realizam visitas regulares às escolas, tanto municipais quanto estaduais , com o objetivo de acompanhar o aprendizado dos alunos que estão matriculados na Apae. Nessa visita , o professor realiza   o preenchimento de uma ficha, com todas as informações que se façam necessárias  para ajudar o aluno no seu pleno desenvolvimento.

* Qual a importância do usuário da Apae frequentar a escola regular?

Primeiramente, por que a própria constituição garante a esse aluno acesso à educação. Sendo assim, o aluno da Educação Especial goza dos mesmos direitos que os usuários considerados "neurotípticos". Em segundo lugar, se faz importante que esse aluno compreenda o mundo que o cerca, disponibilizando também a possibilidade de convivência social. Também assegura a essa pessoa  a plena igualdade na participação de um ambiente educativo, ampliando assim o sucesso no seu processo de escolarização.


* Quem pode ter acesso ao AEE?

Segundo a Política Nacional de Educação Especial, considera-se público-alvo  da Educação Especial os alunos com deficiência intelectual e/ou múltiplas, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação .


* O que os usuários aprendem no AEE? De que forma isso é feito?

Os programas realizados tomam como referência a lista de conteúdos por área publicada  pelo MEC e servem  como fonte de busca e pesquisa para os profissionais do CAEE. Entretanto, entendemos que as adaptações curriculares devem contemplar as diferenças e as diversidades, acolhendo todos os sujeitos que vivam em desvantagem. As adaptações curriculares constituem, portanto, possibilidades educacionais de atuação perante as  dificuldades de aprendizagem dos alunos. Além dessas adaptações  curriculares dispostas pelo MEC, englobamos também os valores pessoais, familiares e da comunidade a que o estudante pertence, bem como seu espaço físico, social, geográfico e histórico. O trabalho do AEE nas Apaes  deve potencializar, através de diversas atividades, o ensino escolar formal.