-
Unidade Apae - ES
-
Área Federação nacional Visite o site
-
Doe agora Faça parte
-
Ouvidoria Entre em contato
Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo realiza 6ª edição do Prêmio Maria Luiza DadaltoData: 12 de setembro de 2019 Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta, Vitória/ES Público alvo: Usuários das Apaes e suas famílias, apoiadores da causa da pessoa com deficiência intelectual, autoridades, sociedade civil, imprensa |
Anualmente, a Feapaes-ES homenageia personalidades que atuam a favor da pessoa com deficiência através da entrega do Prêmio Maria Luiza Dadalto. |
Como forma de homenagear personalidades físicas e jurídicas que atuam em benefício da pessoa com deficiência, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), realiza a 6ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto no próximo dia 12, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, a partir das 10h.
O evento contará com a presença do presidente da Feapaes-ES, Vanderson Pedruzzi Gaburo, de autoridades como o governador do estado, Renato Casagrande, dentre outras autoridades, além dos Autodefensores Estaduais, colaboradores, usuários das Apaes e suas famílias.
Este ano serão homenageados o senador Romário de Souza Faria, que tem como principal bandeira a defesa da pessoa com deficiência, Sabina Joanna Berger Uliana, pedagoga nascida em Santa Maria de Jetibá, fundadora da Apae deste município e primeira professora pomerana do Espírito Santo, e Marlene Felisberto Fiorot (em memória), que trabalhou como professora por 30 anos e participou ativamente da fundação da Pestalozzi de Linhares e da criação da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo.
Durante o evento também será lançada a “Cartilha Orientativa – Programa de Autogestão e Autodefensoria”, um material estruturado com o objetivo de fortalecer o programa de Autogestão e Autodefensoria nas Apaes, destacando pontos fundamentais para a pessoa com deficiência intelectual: a eliminação de rótulos, o respeito à identidade própria, a autonomia e participação e a defesa dos seus próprios direitos.
“Esperamos que esse documento possa contribuir nessa direção e auxiliar a construção de espaços de participação e estímulo para o protagonismo das pessoas com deficiência intelectual”, afirma Gaburo.
Realizado anualmente desde 2014, o prêmio leva o nome da professora Maria Luiza Dadalto, que se dedica há mais de 50 anos à causa apaeana no estado. Ela contribuiu para a criação de Apaes e para a fundação da Feapaes-ES, e, até hoje, atua com dedicação em prol da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.