Prêmio Maria Luiza Dadalto 2018


Data: 06 de novembro de 2018 Local: Palácio Anchieta, Vitória-ES Público alvo: Usuários das Apaes e suas famílias, apoiadores da causa da pessoa com deficiência intelectual, autoridades, sociedade civil, imprensa
O prêmio homenageia pessoas, grupos ou entidades que se destacaram na atuação em favor das pessoas com deficiência intelectual. Além disso, é importante momento de visibilidade para os usuários das Apaes do Espírito Santo.

Apae-ES realiza 5ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto

A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes) realizou no dia 6 de novembro de 2018 a 5ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto. O evento, que aconteceu no Palácio Anchieta, homenageou o Conselho Regional de Administração, o CRA, e Maria Amélia Vampré Xavier. A premiação contou com a presença do Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do presidente da Feapaes, Vanderson Pedruzzi Gaburo, representantes e usuários das Apaes do estado e convidados.
O prêmio, que acontece anualmente desde 2014, busca homenagear personalidades físicas e jurídicas que se destacam na defesa e garantia das pessoas com deficiência intelectual e física.
Maria Amélia Vampré Xavier, umas das homenageadas deste ano, passou a dedicar sua vida à esta causa depois do nascimento do seu filho Ricardo, que tinha paralisia cerebral. Junto com outros pais, ela foi fundadora da Apae de São Paulo e uma das precursoras do Movimento Apaeano no Brasil. Maria Amélia morreu em 2018, dois anos após a morte do seu filho Ricardo. O prêmio foi recebido por Claudio Vampré, seu filho. “Espero que esse prêmio estimule outras pessoas a seguirem o caminho da minha mãe”, diz Claudio.
O também homenageado desta edição foi o CRA, parceiro de longos anos da Apae-ES, auxiliando em projetos estruturantes e de formação. “O CRA tem sido um grande parceiro das Apaes e da Federação na estruturação, qualificação dos trabalhos e serviços que são ofertados”, conta Gaburo.
Além de apresentações do grupo de congo Fanfacongo, da Apae de Cariacica, e do projeto Abram as Cortinas, que une teatro e musicalização, da Apae da Serra, durante o evento também aconteceu o lançamento do Manual de Boas Práticas em Assistência Social, que foi entregue em primeira mão para o Governador.
“No ano passado fizemos o lançamento do primeiro Manual, da Educação, e este ano estamos tendo a felicidade de lançar o Manual de Assistência. O Manual tem o objetivo de tentar tirar de vez qualquer resquício de assistencialismo e o de olhar a pessoa com deficiência intelectual pelo viés dos seus direitos e seu potencial de desenvolvimento humano”, afirmou Gaburo.
O Manual de Boas Práticas em Assistência Social é o segundo volume de uma coleção de 7 Manuais que estão sendo lançados pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo para auxiliar as Apaes na execução de suas ações, garantindo dessa forma a qualidade dos serviços e a consolidação dos objetivos das políticas sociais.