Posse da diretoria da Apae-ES para o triênio 2018-2021


Data: 23 de fevereiro de 2018 Local: Hotel Golden Tulip, Vitória-ES Público alvo: Pessoas com deficiência, participantes dos movimentos em prol da pessoa com deficiência, autoridades e sociedade civil
A posse marca o início da atuação dos membros da nova diretoria eleita e reúne os diversos atores relacionados às causas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e ao movimento apaeano, além de autoridades.

Novo presidente assume o cargo com o compromisso de consolidar os avanços alcançados e com o desafio de superar o conservadorismo para que seja possível pensar uma Apae que permita ao usuário ser protagonista de sua própria vida

A Apae-ES empossou sua nova diretoria no dia 23 de fevereiro de 2018 em cerimônia realizada no hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, em Vitória. Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo assumiu a Presidência da Instituição. O novo presidente é sociólogo e mestre em História Política e Social, além de especialista em Apoio em Saúde e Auditoria em Saúde, tendo atuado como secretário de Saúde de Vargem Alta. Ligado ao Movimento Apaeano há mais de 17 anos, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo, trabalhou na Apae-ES e conduziu a implementação do primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER) da rede das Apaes do Estado. Foi, ainda, coordenador do Programa Apae Sustentável, programa de sustentabilidade da gestão que certificou 28 instituições no ES durante o ciclo 2016-2017.
"Consolidar os avanços que tivemos nos últimos anos será o ponto de partida do nosso trabalho. A Apae que queremos não pode estar apenas em nossa cabeça. Eu falo da capacidade de transformação social das Apaes com seus serviços técnicos especializados. Temos capacidade técnica, expertise e excelência. Queremos resgatar os valores que impulsionaram o surgimento da Instituição: a vontade transformadora de que seus filhos, com apoio necessário, pudessem viver dignamente. Temos que superar o conservadorismo e pensar em uma Apae que permita ao usuário ser protagonista de sua própria existência. Seremos companheiros nessa viagem e compartilharemos emoções e conquistas", disse Vanderson durante a posse.
Washington Luiz Sielemann Almeida, que deixou a direção, enfatizou, durante a posse, o esforço realizado nos últimos anos para a ampliação da profissionalização das instituições. Um dos resultados fica evidente no índice que demonstra que 90% das Apaes do Estado têm sede própria. "O trabalho de excelência, com foco no usuário, tem gerado resultados. Tivemos 11 usuários que conquistaram vagas em faculdades particulares, um usuário que passou na Ufes, e outros 126 que concluíram o Ensino Médio e ingressaram no mercado de trabalho. Isso que dizer o seguinte: nos deem o apoio necessário que poderemos caminhar e acessar uma vida digna e feliz".
Autodefensores
Os autodefensores também falaram durante a cerimônia e salientaram a importância da continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. "Temos que estar todos juntos em uma mesma causa. Vamos avançar cada vez mais. Aprendi muito como autodefensora e ainda temos muito para fazer", disse Neirla Daine Piske, autodefensora estadual da Apae-ES, que encerrou o mandato. O autodefensor estadual reeleito da Apae-ES, Carlos Alberto Schaffel, foi na mesma direção: "eu quero agradecer e falar da nossa vontade de dar continuidade a esse trabalho. Temos força para avançar na causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla".
Estiveram presentes e discursaram, ainda, o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago; o deputado federal Lelo Coimbra, o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turoz, assim como os deputados estaduais Esmael Almeida e Sergio Majeski. Além das autoridades, representantes das Apaes e Pestalozzis do Espírito Santo, e presidentes das federações das Apaes de diversos estados do Brasil, também marcaram presença.