-
Unidade Apae - ES
-
Área Federação nacional Visite o site
-
Doe agora Faça parte
-
Ouvidoria Entre em contato
13ª Romaria das Pessoas com Deficiência da Festa da PenhaData: 07 de abril de 2018 Local: Vila Velha Público alvo: Pessoas com deficiência, participantes dos movimentos em prol da pessoa com deficiência e sociedade civil |
Romaria que integra a tradicional Festa da Penha e que já ultrapassou a dimensão religiosa, tornando-se importante espaço para visibilidade das pessoas com deficiência e para a reivindicação de direitos e comemorações de avanços. |
Apaes participam da 13ª Romaria das Pessoas com Deficiência da Festa da Penha
A 13ª Romaria das Pessoas com Deficiência da Festa da Penha foi realizada no dia 7 de abril de 2018. Devido à forte chuva, a tradicional caminhada até a Prainha não aconteceu e foi substituída por um trajeto mais curto, da praça Duque de Caxias até o Santuário de Vila Velha, onde aconteceu uma celebração. O evento reuniu dezenas de pessoas de diversas instituições, incluindo caravanas das Apaes de Afonso Claudio, Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá.
A chuva atrapalhou, mas não impediu que os participantes utilizassem a Romaria como espaço de visibilidade e reivindicação de direitos. O presidente da Apae-ES, Vanderson Pedruzzi, falou aos presentes e ressaltou que o espaço conquistado dentro da Festa da Penha, uma das maiores festas religiosas do país, transcende a religiosidade e configura uma importante ferramenta de visibilidade da pessoa com deficiência. Ele acrescentou que muito já foi conquistado, mas que ainda há muito para avançar, inserindo ainda mais as pessoas com deficiência na sociedade.
O mobilizador do evento Fabiano Rossi leu a Carta da 13ª Romaria das Pessoas com Deficiência da Festa da Penha enfatizando que "negar a igualdade de oportunidades é um incentivo à exclusão", dando o tom da mensagem que os participantes do evento queriam transmitir à sociedade.