-
Unidade Apae - ES
-
Área Federação nacional Visite o site
-
Doe agora Faça parte
-
Ouvidoria Entre em contato
VIII Fórum de Autodefensores das Apaes do Espírito SantoData: 24 de outubro de 2017 Local: Hotel Golden Tulip, Vitória-ES Público alvo: Pessoas com deficiência, profissionais das Apaes e gestores das entidades |
O VIII Fórum de Autodefensores das Apaes do Espírito Santo, contou com palestras, dinâmicas, apresentações culturais e com a eleição dos novos autodefensores estaduais. |
A Federação das Apaes do Espírito Santo realizou nos dias 24 e 25 de outubro de 2017 o VIII Fórum de Autodefensores das Apaes do Espírito Santo, no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, em Vitória. Durante o evento aconteceram palestras, dinâmicas, apresentações culturais e foi realizada a eleição dos novos autodefensores estaduais.
Foram eleitos como titulares Paula Conceição do Nascimento (Apae de Marataízes), e Carlos Alberto Schaffel (Apae de Domingos Martins). A suplência ficou com Ivania da Silva Piedade (Apae de Vila Velha) e André Vantil Padilha (Apae de Cachoeiro de Itapemirim).
“Obrigado pelos votos de confiança. Com certeza vamos continuar com nosso trabalho para garantir os nossos direitos”, disse Carlos Alberto Schaffel após a reeleição para a vaga de autodefensor estadual. Na mesma direção, Paula Conceição do Nascimento também agradeceu a confiança. “Quero agradecer a todos que acreditaram que posso fazer a diferença junto com meus colegas. Agradeço a todos da Federação e vai ser uma honra trabalhar com vocês”.
Evento
“A deficiência não é um rotulo, nem a identidade de vocês, é uma característica de vocês, como qualquer pessoa tem as suas características. Rótulo não define ninguém. O que nos define é nossa identidade”. Esse foi o recado do então presidente da Federação das Apaes do ES, Washington Luiz Sielemann Almeida, ainda na abertura do VIII Fórum de Autodefensores das Apaes do Espírito Santo.
Entre as várias atividades realizadas durante o evento, houve apresentação das dançarinas da Apae de Vitória, ao som da música Bico Doce, de Gonzaga Blantez, e palestra com o psicólogo, sexólogo e professor Carlos Boechat que conduziu uma conversa sobre “Sexualidade e Afetividade com Responsabilidade”. Boechat aproveitou o clima em que os participantes ficaram à vontade para reforçar que há várias formas de ser feliz e que todos têm o direito à felicidade, mas que, para isso, é fundamental que haja respeito, consentimento e responsabilidade nos relacionamentos. Foram respondidas dúvidas sobre vários temas, como namoro, gravidez, relações sexuais, amor, carinho, prevenção, doenças sexualmente transmissíveis e outros.
Trabalho
O desafio da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a lei, os direitos e deveres, dúvidas, formas e dificuldades para essa inclusão também foram debatidos. A palestrante foi da assistente social e coordenadora de assistência social da Apae de Vitória, Isabel Cristina Conceição Miranda, que falou sobre o tema “Pessoa com Deficiência e o Direito ao Trabalho”. Os participantes tiraram dúvidas e também puderam fazer perguntas que foram respondidas por profissionais que atuam no setor de recursos humanos de rede de Supermercados Carone.
Outro convidado do evento foi o presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e deputado federal, Eduardo Barbosa, que realizou uma conversa com os participantes. O evento contou, ainda, com uma fala dos autodefensores estaduais anteriores à nova eleição: Neirla Daine Piske (Dani) e Carlos Alberto Schaffel (Carlinhos). Eles prestaram contas sobre o trabalho realizado nos dois anos em que exerceram o cargo.
Cartas
Os participantes do Fórum construíram textos para duas Cartas dos Autodefensores. Uma foi encaminhada ao governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, e outra aos presidentes das Apaes no Estado. Os documentos apresentam propostas e reivindicações discutidas e apresentadas por eles no evento.