Federação
-
Unidade Apae - ES
-
Área Federação nacional Visite o site
-
Doe agora Faça parte
-
Ouvidoria Entre em contato
Prêmio Maria Luiza Dadalto 2017Data: 31 de agosto de 2017 Local: Palácio Anchieta, Vitória-ES Público alvo: Usuários das Apaes e suas famílias, apoiadores da causa da pessoa com deficiência intelectual, autoridades, sociedade civil, imprensa |
O prêmio homenageia pessoas, grupos ou entidades que se destacaram na atuação em favor das pessoas com deficiência intelectual. Além disso, é importante momento de visibilidade para os usuários das Apaes do Espírito Santo. |
Federação entrega prêmio Maria Luiza Dadalto às Abelhinhas da Apae de Vitória e à deputada federal Mara Gabrilli
A Federação das Apaes do Espírito Santo realizou no dia 31 de agosto de 2017 a entrega do Prêmio Maria Luiza Dadalto, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O governador Paulo Hartung participou do evento e, junto com o então presidente da Federação, Washington Luiz Sielemann Almeida, entregou os prêmios às homenageadas.
Receberam o prêmio as representantes do grupo de voluntárias da Apae de Vitória "Abelhinhas", e, simbolicamente, a deputada federal Mara Gabrille, de São Paulo, que não pode estar presente, mas enviou um vídeo de agradecimento. Além disso, houve uma homenagem à usuária da Apae da Serra, Sirlene Nascimento, 19 anos, aprovada para cursar Metalurgia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vitória.
O presidente da Feapaes-ES, Washington Luiz Sielemann Almeida, falou sobre a importância do prêmio e do trabalho realizado pelas instituições para a autonomia das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Já o governador Paulo Hartung discursou salientando a importância do trabalho das Apaes e a confiança que o Governo tem nas instituições.
Apresentações
Além da premiação, houve a exibição de uma matéria realizada pela TV Gazeta sobre a história do autodefensor estadual Carlos Schaffel, usuário da Apae de Domingos Martins. Foi realizada, ainda, uma apresentação musical com Paula Conceição do Nascimento e Aline Soares de Oliveira, da Apae de Marataízes. A banda de fanfacongo da Apae Cariacica também se apresentou e autoridades e representantes da sociedade civil discursaram durante o evento.
As homenageadas
A deputada federal Mara Cristina Gabrilli (PSDB-SP) tem 49 anos, é publicitária, psicóloga, foi secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da capital paulista e vereadora na Câmara Municipal. Empreendedora social, fundou em 1997 o Instituto Mara Gabrilli, ONG que fomenta pesquisas científicas para cura de paralisias, no apoio a atletas do esporte paralímpico e na orientação para desenvolvimento social de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Em 20 de agosto de 1994, Mara Gabrilli sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica.
Já as Abelhinhas da Apae de Vitória integram um grupo de voluntárias que se reúne regularmente para bordar, costurar, marcar e pintar. O resultado são toalhas de linho bordadas, produtos de cama, mesa e banho em ponto cruz, matelassê, patchwork, entre outros. O material, feito artesanalmente, é comercializado em bazares realizados periodicamente e os valores são investidos na Instituição.