Projeto Semear e Colher- Horta e Viveiro Apae Afonso Cláudio

Projeto Semear e Colher
Público alvo :Usuários do programas Centro Dia de Referencia  “ Faixa etária a partir dos 18 anos e família”
Duração: Tempo Indeterminado.
Objetivo Geral: Sensibilizar as pessoas com deficiência usuários do serviço Apae, e seus familiares sobre a importância da produção de hortaliças e plantas de forma sustentável.
 
Justificativa:
Partindo dos princípios básicos a que  devem nortear as ações do movimento Apaeano no Estado, que são princípios a sustentabilidade institucional, a qualidade nos serviços prestados, ética, as práticas  inclusivas e a inovação, Apae de Afonso Cláudio assume compromisso junto aos usuários e suas famílias, a sociedade de modo geral e aos parceiros da causa na implantar o Projeto “Semear e colher”.
O Cultivo da horta e das plantas ornamentais, será um valioso instrumento educativo, onde os encaminhamentos serão dados pelos reassináveis , abordando diferentes conteúdos  de forma significa e contextualizada para  promover vivencias que resgatam valores.
Através do contato com a terra no preparo dos canteiros  e do plantio , o usuários descobrirá inúmeras formas de vida que ali existem e convivem , o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diárias, o cuidado e semear e transplantar, tirar matos , com paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras , legumes viçosos e plantas encantadoras para serem colhidas.
 
Metodologia:
As atividades do Projeto “ Semear e colher”, são executadas pelos usuários d Programa do Centro Dia de Referência, juntamente com as famílias. Todo Processo é acompanhado pelo coordenador do programa(Assistente Social), juntamente com os oficineiros e técnico agrícola,, orientando na prática de manejo na horta e na produção de suculentas, cactos e outras plantas. Os produtos cultivados na horta terão destino inicial alimentação dos usuários das instituições. O segundo momento as verduras que não serão utilizadas para consumo, serão vendidas na própria instituição e posteriormente na feira livre de produtores que acontece na quinta feira na cidade.
A produção de suculentas serão comercializadas para comunidade e também através de encomendas para atender floriculturas , aniversários , casamentos datas comemorativas e outros eventos.
Portanto o planejamento do projeto é feito de modo que os usuários acompanhem todas as etapas do plantio, cultivo e produção.