RESULTADO DE EXAMES

Cozinha Experimental para Fenilcetonúricos

O tratamento da Fenilcetonúria, doença diagnosticada por meio do Teste do Pezinho, exige um controle rigoroso da dieta. Para melhorar a qualidade de vida de quem possui a patologia, a Apae de Vitória desenvolve, em parceria com as famílias, atividades em que são criadas novas receitas. Além disso, novos usuários do serviço (recém-diagnosticados) recebem as receitas já utilizadas pelas famílias dos fenilcetonúricos, preparações com baixo teor de proteína e de fenilalanina.

Para além da eliminação no dia a dia de alimentos como carnes, ovos, leite e todos os derivados destes, e do controle da ingestão das leguminosas e cereais, as pessoas que convivem com a doença  necessitam de uma ingestão adequada de proteínas, vitaminas e minerais para prevenir a desnutrição e manter o crescimento adequado para sua faixa etária.

As receitas são analisadas previamente por uma nutricionista, apresentando padrão de qualidade, são saborosas e melhoram a variedade da dieta. Vários pratos são elaborados com ingredientes comuns, pois também faz parte das atividades dar condições para a integração da pessoa na sociedade, considerando que as comemorações e eventos sociais são acompanhados de tira-gostos, refeições ou guloseimas.

Ao término das atividades culinárias, todas as preparações são degustadas. As receitas aprovadas são catalogadas e distribuídas às famílias para que possam ser reproduzidas em suas casas.