INFORME: Farmácia Cidadã Estadual orienta usuários sobre atendimentos em tempos de Covid-19
01 de abr de 2020
Farmácia Cidadã Estadual orienta usuários sobre atendimentos em tempos de Covid-19
Para evitar aglomeração de pessoas e a presença de usuários dos grupos de risco para o Covid-19, a Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF) da Secretaria da Saúde (Sesa), listou uma relação de cuidados a serem adotados por quem for realizar a retirada de medicamentos em uma das 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais espalhadas pelo Espírito Santo.
Visando uma maior comodidade, os medicamentos poderão ser retirados por um procurador (poderão ser indicados até três procuradores por paciente). Essa procuração não precisa ser registrada em cartório e pode ser encontrada no site da Farmácia Cidadã Estadual ou aqui mesmo no site da APAE Vila velha. É importante que cada usuário leve sua caneta para assinar documentos no local.
Além disso, para evitar aglomerações, a gerência orienta que os usuários cheguem minutos antes do horário marcado para o atendimento, já que os dias e horários são agendados com antecedência. A medida visa reduzir o número de pessoas aglomeradas aguardando atendimento.
Todas as pessoas que chegarem às Farmácias Cidadãs devem lavar as mãos com água e sabão, ou fazer a higienização com álcool gel 70%. Também é importante que, ao tossir ou espirrar dentro das dependências das Farmácias, as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos.
Outra recomendação que deve ser seguida, não apenas nas farmácias, mas no dia a dia de todas as pessoas, é evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas, e manter a lavagem das mãos com água e sabão com freqüência.
“Se estiver doente ou com suspeita da doença fique em casa! Faça a remarcação do seu atendimento através dos telefones 3636 8417 ou 3636 8418. Caso necessite sair em público e não tenha um procurador, use máscara, evitando a disseminação do vírus”, ressaltou a coordenadora da GEAF, Gabrieli Fernandes.
Prorrogação automática das autorizações dos procedimentos
Além das medidas de higienização e redução do número de pessoas e usuários que fazem parte do grupo de risco dentro das Farmácias Cidadãs Estaduais, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica - GEAF também adotou outra medida, temporária e emergencial, importante de prevenção de contágio pelo coronavírus: laudos e receitas terão validade ampliada de três para seis meses.
Além disso, a GEAF isentou a apresentação da maioria dos exames de monitorização. Para ter acesso à lista de medicamentos que serão exigidos exames de monitorização,
FARMÁCIAS CIDADÃS ESTADUAIS ORIENTAM MEDIDAS PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS fonte https://farmaciacidada.es.gov.br/coronavirus
As 12 unidades de Farmácia Cidadã Estadual são responsáveis pela execução do componente especializado da assistência farmacêutica e atendem cerca de 3mil pacientes por dia. Considerando a eminente situação do COVID-19, emitimos algumas dicas de cuidados aos usuários do serviço:
- A retirada dos medicamentos de pacientes dos grupos de riscos deve ser feita preferencialmente por procuradores. São permitidos até 3 procuradores. A procuração não precisa ser registrada em cartório e pode ser encontrada no site da farmácia Cidadã Estadual: https://farmaciacidada.es.gov.br/Media/farmaciacidada/Cidada%20Estadual/MODELO_DE_PROCURACAO_NOVO.pdf
- Para evitar aglomerações, apenas será permitida a entrada de pacientes com agendamento no horário correto.
- Leve sua própria caneta para assinar
- Ao chegar e sair da farmácia, lave as mãos com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.
- Caso esteja doente ou com suspeita da doença fique em casa! Faça a remarcação do seu atendimento através dos telefones 3636 8417 ou 3636 8418. Caso necessite sair em público e não tenha um procurador, use máscara, evitando a disseminação do vírus.
ALTERAÇÕES DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA RETIRADA DE MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DURANTE A EVOLUÇÃO DO CORONAVÍRUS
Fica estabelecido que as autorizações de receita e Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos – LME, do componente especializado, serão automaticamente prorrogadas, a partir da data da prescrição de medicamento, para atendimento de até 6 meses de tratamento.
O preenchimento do LME (https://farmaciacidada.es.gov.br/Media/farmaciacidada/Cidada%20Estadual/LME%20-%20Atualizado%20-%206%20meses.pdf) deverá ser feito de forma adequada, contendo informações em todos os campos obrigatórios.
As possíveis alterações quanto a exigência dos exames de monitorização conforme os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas serão avaliadas e atualizadas pela Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica com intuito de evitar o deslocamento de pacientes, principalmente do grupo de risco, sem que haja comprometimento assistencial ao tratamento, excepcionalmente no período de evolução do COVID-19 nos próximos 60 dias.
OBS.: exame de Espirometria não será exigido na continuidade do tratamento, durante os próximos 60 dias.
Segue abaixo a atualização dos medicamentos que necessitam manter a apresentação mensal dos exames. Ressaltamos que estes são exames de monitoramento. Nos casos de 1ª liberação ou de aumento de dose será necessária a apresentação dos exames parametrizados disponibilizados no site da farmácia cidadã (https://farmaciacidada.es.gov.br/Media/farmaciacidada/Indicadores/Exames%20necessarios%20para%20abertura%20e%20continuidade%20out16.pdf).
Medicamento | Motivo | Exame necessário | Especialidade médicas envolvidas
Ciclofosfamida | Mielotoxicidade | Hemograma completo | Hematologista, Nefrologista, Pneumologista, Reumatologista
Clozapina | risco de agranulocitose | Hemograma completo | Neurologista, Geriatra, Psiquiatria,
Deferiprona | risco de agranulocitose | Hemograma completo | Hematologista
Deferasirox | Toxicidade renal e hepática | TGO, TGP e creatinina | Hematologista
Filgrastim | Controle da resposta medular, toxicidade renal e hepática e Hiperuricemia | Hemograma completo, TGO, TGP, ácido úrico, creatinina | Hematologista e Infectologista
Isotretinoína para mulheres em idade fértil | Teratogênico | βHCG | Dermatologista
Natalizumabe três primeiros meses de tratamento, após pode ser trimestral. | Neutropenia e linfopenia graves – risco de infecção | Hemograma completo | Neurologista
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
[email protected]