SERDIA

Inaugurado em 20 de março de 2025, o serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá e a APAE de Santa Maria de Jetibá.
O SERDIA é uma política estadual de cofinanciamento, que visa ampliar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), regionalizar o atendimento, promover o acesso e humanizar os serviços. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os recursos e as estruturas da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde.
Instituída pela Portaria Nº 159-R, de 20 de dezembro de 2022, a política organiza o serviço em três modalidades, que são definidas conforme a população de cada município. Para cada uma dessas modalidades, é estabelecido um repasse financeiro, sendo 60% de responsabilidade do Estado e 40% do Município.
Em Santa Maria de Jetibá, que possui 41.636 habitantes (IBGE, 2020), o serviço será oferecido na modalidade Tipo II. O atendimento será realizado pela APAE de Santa Maria de Jetibá, com a previsão de beneficiar cerca de 100 pessoas e realizar aproximadamente 500 procedimentos mensais. A equipe multidisciplinar será composta por fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e médico, garantindo um atendimento completo e especializado às pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).