Romaria das Pessoas com Deficiência reúne apoiadores da causa

Apae-ES
02 de maio de 2019
A caminhada, que acontece desde 2005, tem como objetivo reforçar os direitos das pessoas com deficiência, dar visibilidade à causa e apresentar reivindicações para esse movimento.
No último sábado, 27, aconteceu a 14° Romaria das Pessoas com Deficiência, evento que faz parte do calendário da Festa da Penha. Muitas pessoas com deficiência, familiares, amigos, líderes, colaboradores e apoiadores da causa se reuniram no Centro de Vila Velha e caminharam até a Prainha, também em Vila Velha, marcando um momento importante para as pessoas com deficiência do Estado do Espírito Santo.
 
“Acho que esse espaço é importante para gente. É um espaço de diversidade de instituições, muitas Apaes envolvidas, e também outras entidades, como Amaes, Vitória Down e Pestalozzi, que transcendeu a lógica religiosa e hoje é um evento de luta, de marco da pessoa com deficiência, de reivindicação de direitos e das garantias institucionais. Ocupar a rua tem um simbolismo de se mostrar, de derrubar barreiras e levar a causa da pessoa com deficiência a todos. Isso é muito importante”, afirmou Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo.
 
A caminhada, que acontece desde 2005, tem como objetivo reforçar os direitos das pessoas com deficiência, dar visibilidade à causa e apresentar reivindicações para esse movimento.
 
“Naquela máxima de ‘quem não é visto, não é lembrado’, é importante que nós mostremos para sociedade que nós existimos para nos firmarmos enquanto instituições. Precisamos mostrar para a sociedade, principalmente, que a pessoa com deficiência é importante. Nós não temos que olhar para a deficiência. Temos que olhar para a pessoa enquanto cidadão e ser humano. Participando desse momento de confraternização, de caminhada, nós trazemos as nossas lutas e nossos desafios. Queremos estar incluídos no meio do povo, levando mais qualidade de vida à pessoa com deficiência”, ressaltou Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo.