Presidente da Feapaes se reúne com Secretário de Saúde

Apae-ES
31 de janeiro de 2019
Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes, dá as boas vindas ao novo Secretário de Saúde do Estado
No dia 30 de janeiro aconteceu na sede da Secretaria de Saúde do Espírito Santos,  uma reunião com o novo Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior. Na ocasião, o presidente da Feapaes, Vanderson Pedruzzi Gaburo, e o vice-presidente da instituição, Cabo Walcher, deram as boas vindas ao novo secretário que assumiu a pasta recentemente.

A reunião também teve como pauta um panorama geral das Apaes do estado do Espírito Santo e da atenção em relação à saúde da pessoa com deficiência intelectual. Foi debatida a importância do fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado, a necessidade de uma política estadual de financiamento dos serviços de reabilitação das instituições e a situação dos CERs, em especial a formalização do contrato do CER de Cachoeiro de Itapemirim, já habilitado pelo Ministério da Saúde.

Desta forma, foram apresentados ao secretário o cenário atual dos serviços de saúde que as Apaes oferecem, os avanços com os CERs implantados, e, sinalizada a importância da construção de uma política de financiamento que garanta a atenção em reabilitação para as pessoas com deficiência intelectual. Nésio se mostrou disposto a dialogar e discutir a construção desta política e se comprometeu a tomar as medidas necessárias para formalizar a contratualização do CER de Cachoeiro de Itapemirim.