Federação realiza II Fórum Regional de Autodefensores e amplia espaço de participação de usuários das Apaes

foto destaque
Apae-ES
15 de junho de 2018
A Federação das Apaes do Espírito Santo realizou durante os meses de junho e julho de 2018 o II Fórum Regional de Autodefensores das Apaes do Espírito Santo nas regiões Centro e Sudeste, Caparaó e Serrana e Bacia do Rio Doce e Norte. Durante os encontros, os autodefensores das regionais foram empossados com a participação de usuários das Apaes locais.
No dia 15 de junho os representantes da região Centro e Sudeste se reuniram na Apae da Serra.
Durante a abertura do evento, o protagonismo dos usuários foi ressaltado pelo presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo, Vanderson Pedruzzi Gaburo:
“Nós temos que dar apoio às pessoas com deficiência intelectual e múltipla para que elas possam se desenvolver e crescer. Esse é o nosso foco: desenvolver as qualidades que elas possuem”.
A autodefensora estadual das Apaes do Espírito Santo, Paula Nascimento, a Paulinha, lembrou a responsabilidade que os representantes dos usuários possuem. Além dela, o autodefensor estadual Carlos Schaffel, o Carlinhos, salientou que é preciso vestir a camisa da Apae e continuar lutando pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
“Não vamos permitir que ninguém nos diga que não somos capazes”.

Impacto
O trabalho realizado no Fórum tem impacto que vai além dos usuários. Foi o que lembrou a coordenadora de Assistência Social da Federação das Apaes do ES, Alciones Ennes, reforçando que o evento é importante, também, para os educadores e para as famílias.
Durante o encontro foi realizada uma mesa redonda sobre o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla com a participação de Ana Paula Ferreira (psicóloga Gerente de RH – Supermercados Carone), Desirré Antonia Pesca dos Santos (terapeuta ocupacional – Apae de Cariacica), Isabel Miranda (assistente social - Apae de Vitória), e ex-usuários das Apaes com a facilitadora Leticia Goldner (assistente social - Apae de Vila Velha).
Além disso, foi realizada a palestra “Autonomia e Independência”, com Karina Martins Costa Avancini (psicóloga - Apae da Serra), Carlos Schaffel e Paula Nascimento (autodefensores estaduais), Patrícia Andrade Costa de Azevedo (terapeuta ocupacional – Apae da Serra), Carolina de Paula Araújo Bozi (assistente social – Apae de Domingos Martins), e a facilitadora Alcionis Ennes (psicóloga – coordenadora de Assistência Social da Federação).
Os novos autodefensores da Regional Centro e Sudeste, André Oliveira dos Santos (efetivo) e Higor Ricardo Gomes Miranda (suplente) foram apresentados aos colegas durante a reunião que contou, ainda, com apresentações culturais realizadas pelos usuários das instituições, entre elas a peça teatral “A Lagarta Pequenina”, do projeto Abram as Cortinas, do Centro de Vivências da Apae da Serra. As mães de usuários também participaram do evento integrando o Coral Nossa Voz, também da Apae da Serra.

Sexualidade
A etapa da regional Caparaó e Serrana do II Fórum Regional de Autodefensores das Apaes do Espírito Santo foi realizada no dia 21 de junho. O evento aconteceu na Apae de Iúna e entre as atividades estava a palestra “Sexualidade com Foco em DST e Gravidez na Adolescência”. Além disso, foram realizadas apresentações culturais com usuários e uma mesa sobre mercado de trabalho em que pessoas com deficiência intelectual e múltipla falaram sobre suas experiências.
O presidente da Federação das Apaes do ES, Vanderson Pedruzzi Gaburo, esteve no local e saudou os participantes. Além dele, a coordenadora de Assistência Social da Federação, Alcionis Ennes, também esteve na Apae de Iúna para coordenar os trabalhos.
A Apae de Governador Lindenberg recebeu no dia 13 de julho a última etapa do II Fórum Regional de Autodefensores das Apaes do Espírito Santo, integrando as regiões Bacia do Rio Doce e Norte. O evento reuniu usuários das instituições da região e foi realizada a posse dos autodefensores da Regional, Camila Ribeiro da Silva e Vagner Antônio Santos Chiavato.

Trabalho
A psicóloga da Apae de Colatina, Denize de Souza Público, e a assistente social da mesma instituição, Sariza Zanotelli Milli, fizeram uma palestra sobre mercado de trabalho durante a última etapa do evento. Aconteceram, ainda, as apresentações culturais de dança da Apae de Governador Lindenberg, com o espetáculo “Amiguinhos”, e da banda marcial da Apae de Vila Valério. Além disso, um grupo de usuários da Apae de São Roque do Canaã realizou a apresentação “Dança da Inclusão”.
O encontro contou também com a apresentação de Histórias Encantadas com Renan Peruggia (pedagogo, professor de música e contador de histórias) e Claudia Tardin (pedagoga, arte-educadora e contadora de histórias). Na sequência, a psicanalista e terapauta treinadora quântica Grazielli Marchito proferiu uma palestra sobre Autonomia e Independência.
O vice-presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo, Nilton Carlos Walcher, o cabo Walcher, participou do dessa etapa do Fórum que foi coordenada pela coordenadora de Assistência Social da Federação, Alcionis Ennes. A última etapa dos encontros foi encerrada com as falas dos autodefensores da região, Camila Ribeiro da Silva e Vagner Antônio Santos Chiavato, e do presidente da Apae de Governador Lindenberg, Braz Diogo Celante Prando.