Feapaes-ES divulga edital do I Ciclo do Fundo Mais Inclusão

foto destaque
Apae-ES
04 de novembro de 2021
Projeto Fundo Mais Inclusão é uma iniciativa que faz parte do Apae Mais
 
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) lançou hoje (4) o edital do I Ciclo do Fundo Mais Inclusão, uma iniciativa que faz parte do Apae Mais, um é um programa estratégico que visa dar continuidade ao fortalecimento das ações de gestão e tomada de decisão e qualificar os serviços ofertados aos usuários das Apaes e coirmãs, balizado por princípios, compromissos norteadores e focos estratégicos e que possui diversos componentes de ação que têm o objetivo de materializar seus conceitos.
 
O Fundo Mais Inclusão foi criado pela pela Resolução FEAPAES 001/2020 e regulamentado pela Resolução 001/2021 e conta com recursos próprios da Federação e de doações de parceiros com o objetivo de financiar projetos de impacto social e transformadores que possibilitem a realização de ações voltadas para as pessoas com deficiência e suas famílias que integram as instituições filiadas à Federação.  
 
"Essa iniciativa é inédita. A Feapaes-ES irá repassar uma verba estipulada para as Apaes, seguindo o edital, para que estimular os projetos realizados pelas instituições, visando a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Este primeiro edital visa fortalecer e fomentar novas oportunidades para a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva", conta Vanderson Gaburo, presidente da Feapaes-ES.
 
A cada ano, um edital apresentará os valores dos projetos financiados, as regras de participação, as regiões contempladas e o direcionamento das ações. O processo de análise das propostas será coordenado pela Equipe da Sala de Projetos e os projetos serão analisados conjuntamente por uma Comissão Avaliadora, composta pela Procuradoria Jurídica da Feapaes-ES, Consultoria Técnica da Assistência do Uniapae-ES e Consultoria Técnica em Captação de Recursos – Sala de Projetos.
 
Este primeiro edital irá contemplar exclusivamente as Apaes e coirmãs que fazem parte das regiões Norte, Caparaó e Sudeste - totalizando 18 instituições - e que atendam aos requisitos do edital, com intuito de fortalecer e estimular iniciativas para inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas no mundo de trabalho.
 
"A partir de agora, com a constituição deste fundo, a Federação passa a ter uma nova ferramenta para fomentar áreas ou ações que nós acreditamos que sejam carentes e que tenham a necessidade de investimento dentro das instituições filiadas à Feapaes-ES. É um passo muito importante para nós", fala Gaburo. Ele completa dizendo que a cada ciclo um novo edital vai nortear essas regras e qual será a área atendida.
 
Gaburo também conta que não haverá seleção de projetos. "É muito bacana esse projeto porque esse recurso vai estar disponível para todas as instituições que cumprirem os requisitos estabelecidos no edital. Não haverá seleção de projetos. Sendo assim, nós já iniciamos o Fundo Mais Inclusão podendo patrocinar 18 projetos no valor de R$ 15 mil cada. São quase R$ 300 mil disponibilizados para as instituições", celebra.
 
As instituições filiadas à Feapaes-ES que estiverem interessadas e seguirem os requisitos dispostos no edital poderão realizar sua inscrição até o dia 30 de novembro de 2021, exclusivamente por meio de preenchimento dos arquivos disponibilizados no site da Feapaes-ES, na aba Materiais (www.apaees.org.br/materiais), e encaminhados por endereço eletrônico para: projetos.instituto@apaes.org.br .
 
 A Feapaes-ES irá disponibilizar uma oficina de treinamento sobre o edital no dia 9/11. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 14 de dezembro.
 
 
 CRONOGRAMA
  • Inscrições: de 03 de novembro a 30 de novembro de 2021
  • Oficina de Treinamento sobre o Edital: 09 de novembro de 2021
  • Notificação das inconsistências nos projetos: 07 de dezembro de 2021
  • Prazo final de entrega dos projetos com ajustes: 08 de dezembro
  • Anúncio dos selecionados que receberão patrocínio financeiro: 14 de dezembro de 2021
  • Assinatura de termo de compromisso: 15 de dezembro de 2021
  • Efetivação do aporte financeiro, condicionada a assinatura do termo de compromisso: 16 de dezembro de 2021
  • Treinamento com equipe de coordenadores dos projetos: 03 de fevereiro de 2021
  • Execução e acompanhamento dos projetos vencedores (implementação das atividades previstas e execução do aporte financeiro recebido): de 01/02/2022 a 01/02/2023