Programa Corpo em Movimento - Projeto Capoeira na APAE

Sucesso APAE ES
12 de abr de 2019
Consideramos que, embora o Serviço de Convivência tenha sido realizado em rodas de conversas e reflexões até o ano passado, nos vimos pressionados – e também com um forte desejo – de fazer mais do que o que já era feito. Neste sentido, a capoeira, além de trabalhar questões de equilíbrio, fortalecimento muscular, elasticidade e flexibilidade, coordenação motora, alongamento e musicalidade, trabalha o ofício das artes instrumentais através da confecção de berimbau, pandeiro, atabaque e agogô. Além disso, proporciona o conhecimento de suas raízes africanas e, por consequência, o resgate e a construção das identidades, porque quando há o conhecimento de suas origens, há a possibilidade de o indivíduo se encontrar no mundo, saber de onde veio sua família, porque o indivíduo se entra neste lugar no espaço-tempo, quais são suas origens, etc. Essas discussões ficam muito mais ricas com a prática dessas atividades, facilitando a visão e o autoconhecimento junto com todas as questões teóricas trabalhadas até o momento. Por isso, hoje eles têm uma necessidade maior de se identificar na prática, de responder a questionamentos de relação com o mundo e no núcleo familiar, de saber que o indivíduo está se construindo e reconstruindo para chegar aonde, de saber como construir seu futuro, etc. E é possível trazer para dentro das discussões tanto os familiares, quanto a comunidade em geral, já que as pessoas podem vir para participar da atividade e das discussões. A capoeira surge como fonte de transformação, superação e esperança para todos os envolvidos. Ela permite a integração de todas as pessoas – quem é e quem não é portador de alguma deficiência. Essa integração estimula a alegria e a vontade de viver, abre caminho para as artes, exercita a mente e o corpo, além de proporcionar direito à cidadania. Aos cadeirantes, a dança proporciona prevenção de rigidez articular; estimulação da musculatura; coordenação e resistência física; diminuição de contraturas; age na circulação do sangue e artérias, o que favorece a nutrição dos tecidos; melhoria cardiorrespiratória; agilidade no manejo da cadeira de rodas; equilíbrio do tronco; auxilia no aspecto físico e na conscientização corporal, já que, aumenta na pessoa a percepção e o contato com seu próprio corpo. Deficientes visuais e auditivos, constroem suas próprias ideias de tempo e espaço, mantêm seu equilíbrio e coordenam a utilização dos demais sentidos, arquitetando seu próprio ritmo de aprendizagem. A experimentação, o contato corporal, o toque, a exploração do espaço e dos sons geram conhecimentos que são transportados para as atividades diárias.
Nossos usuários solicitam constantemente atividades físicas nos momentos de convivência e socialização.
Consideramos que, embora o Serviço de Convivência tenha sido realizado em rodas de conversas e reflexões até o ano passado, nos vimos pressionados – e também com um forte desejo – de fazer mais do que o que já era feito.
Neste sentido, a capoeira, além de trabalhar questões de equilíbrio, fortalecimento muscular, elasticidade e flexibilidade, coordenação motora, alongamento e musicalidade, trabalha o ofício das artes instrumentais através da confecção de berimbau, pandeiro, atabaque e agogô. Além disso, proporciona o conhecimento de suas raízes africanas e, por consequência, o resgate e a construção das identidades, porque quando há o conhecimento de suas origens, há a possibilidade de o indivíduo se encontrar no mundo, saber de onde veio sua família, porque o indivíduo se entra neste lugar no espaço-tempo, quais são suas origens, etc.
Essas discussões ficam muito mais ricas com a prática dessas atividades, facilitando a visão e o autoconhecimento junto com todas as questões teóricas trabalhadas até o momento. Por isso, hoje eles têm uma necessidade maior de se identificar na prática, de responder a questionamentos de relação com o mundo e no núcleo familiar, de saber que o indivíduo está se construindo e reconstruindo para chegar aonde, de saber como construir seu futuro, etc. E é possível trazer para dentro das discussões tanto os familiares, quanto a comunidade em geral, já que as pessoas podem vir para participar da atividade e das discussões.
A capoeira surge como fonte de transformação, superação e esperança para todos os envolvidos. Ela permite a integração de todas as pessoas – quem é e quem não é portador de alguma deficiência. Essa integração estimula a alegria e a vontade de viver, abre caminho para as artes, exercita a mente e o corpo, além de proporcionar direito à cidadania.
Aos cadeirantes, a dança proporciona prevenção de rigidez articular; estimulação da musculatura; coordenação e resistência física; diminuição de contraturas; age na circulação do sangue e artérias, o que favorece a nutrição dos tecidos; melhoria cardiorrespiratória; agilidade no manejo da cadeira de rodas; equilíbrio do tronco; auxilia no aspecto físico e na conscientização corporal, já que, aumenta na pessoa a percepção e o contato com seu próprio corpo.
Deficientes visuais e auditivos, constroem suas próprias ideias de tempo e espaço, mantêm seu equilíbrio e coordenam a utilização dos demais sentidos, arquitetando seu próprio ritmo de aprendizagem. A experimentação, o contato corporal, o toque, a exploração do espaço e dos sons geram conhecimentos que são transportados para as atividades diárias.

Objetivo Geral
Ofertar aos usuários, seus familiares, colaboradores e comunidade aulas de Capoeira e produção dos artefatos e instrumentos relativos à Capoeira.

Objetivos Específicos
Desenvolver, estimular e/ou tratar:
  • Integração social;
  • Comunicação e autoexpressão;
  • Desenvolvimento intelectual, físico e cognitivo;
  • Diminuir a ansiedade e o isolamento;
  • Desperta emoções e interações sociais;
  • Combate à depressão;
  • Empoderamento dos indivíduos a fim de possibilitar engajamentos, trocas de experiências entre os usuários e as outras pessoas, para que elas possam se organizar e realizar todos os enfrentamentos necessários para uma vida social saudável;
  • Memória e criatividade;
  • Coordenação motora;
  • Frequência cardíaca e respiratória.
Recursos Humanos
  • Uma Coordenadora do Projeto e Assistente Social;
  • Um oficineiro e professor de capoeira;
  • Uma psicóloga da Assistência Social;
  • Um cuidador.