Saúde

Fisioterapia: Atuar na prevenção, cura ou reabilitação motora de acordo com as necessidades apresentadas pelo usuário. Dessa maneira, previnem-se contraturas e deformidades.

Psicologia: Conhecer o indivíduo, procurando compreender a exatidão da deficiência e definir condutas terapêuticas que intervenham em favor da promoção da saúde emocional e, ainda, favoreçam a socialização, a criatividade, melhorem a autoestima e o autoconceito, assim como, também, auxiliem nas atividades simbólicas e estimulem atos de independência, tão importantes para a inserção da pessoa com deficiência na sociedade, já que ensinam o usuário sobre regras sociais e limites de comportamento.

Neuropediatra: Acompanhar mensalmente cada caso, realizar diagnóstico e encaminhamentos de acordo com necessidade do usuário em parceria com o Serviço Social, levando em consideração o grau de vulnerabilidade social de algumas famílias.

Odontologia: Acompanhar e cuidar semanalmente da saúde bucal de nossos usuários.

Programa de Estimulação Precoce/Essencial: Estimular e realizar diversas manobras por meio de equipe multidisciplinar que possibilitem ao bebê considerado de risco, uma melhoria no atraso de seu desenvolvimento.

Projeto de Equoterapia: Proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de cada praticante, considerando suas limitações, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Proporcionar ganhos motores, emocionais, psicológicos e sociais; dar maior estimulação para aquisição de novas posturas e movimentos; vivenciar novas experiências; adequar tônus muscular; melhorar a coordenação motora, controle de cabeça, tronco e ganho de equilíbrio; melhorar a atenção e a concentração; melhorar a autoestima, a autoconfiança e a socialização; ativar os sistemas cardiorrespiratórios e músculo esqueléticos e aliviar o stress e a ansiedade.