Centro de Convivência / Oficinas para as famílias

Projeto Centro-dia, no âmbito da proteção social especial de media complexidade. Prestar atendimento especializado aos usuários e seus familiares em situações de vulnerabilidade social e/ou violação de direitos das pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias, promovendo a qualidade da convivência e a autonomia da dupla “Pessoa Cuidada e Cuidador familiar”.

Projetos jovens em desenvolvimento: Promover a interação social, autonomia, trabalhar a autoestima, autoconhecimento, melhorando a socialização e respeitando a limitação de do usuário.

Confraternização da família Apaeana: Finalizando os trabalhos de fim de ano, os funcionários da APAE celebram mais um ano de realizações, de conquista.

Visitas Domiciliares/Projeto Centro-Dia: Conhecer e acompanhar “in loco” as condições psicossociais e econômicas dos usuários e seus familiares, bem como fortalecer os vínculos entre a família e a instituição, por meio de orientações e encaminhamentos necessários, a fim de dar conhecimento e acesso aos direitos sociais.
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, no âmbito da proteção social básica.

Grupos de pais e/ou responsáveis: Proporcionar as famílias das pessoas com deficiência um espaço de troca e escuta de experiências vivenciadas, passando informações e ouvindo-os em suas necessidades com temáticas relevantes.

Atendimentos Sócioassistenciais / Serviço Social: Ampliar a proteção social e promover a superação das situações de vulnerabilidade e risco social.

Grupo de Autodefensores: Promover o acesso de adolescentes e jovens com deficiência aos seus direitos sociais e estimular a luta pelos seus direitos na sociedade, proporcionando melhoria na qualidade de vida.

Grupo Jovens Sonhadores: Promover autoconhecimento, autonomia, melhoria da autoestima e fortalecimento da busca em defesa dos direitos, proporcionando melhoria na qualidade de vida.

Oficina de Arte/SCFV: Proporcionar aos usuários e seus familiares, oficinas manuais (pintura em tela, pintura em tecido, pintura em madeira, pintura em vidro, pintura em papel, mosaico, artesanato, reciclagem, tricô...) a serem realizadas como atividades complementares.

Oficina de Capoeira/SCFV: A capoeira é uma atividade cultural e esportiva que tem se mostrado eficiente no processo de inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. A ideia é reunir a técnica da luta com objetivos pedagógicos, o que favorece a participação nas rodas. A atividade oferece maior consciência corporal, melhoria da noção espaço-temporal, desenvolvimento da lateralidade, aprimoramento da coordenação motora, controle de peso, desenvolve a disciplina, a musicalização e o respeito ao próximo, bem como proporciona aos usuários uma valorização das manifestações folclóricas, artísticas e lúdicas para elevar a autoestima e socialização dos envolvidos.


Visitas Domiciliares/SCFV:  Conhecer e acompanhar “in loco” as condições psicossociais e econômicas dos usuários e seus familiares, bem como fortalecer os vínculos entre a família e a instituição, por meio de orientações e encaminhamentos necessários, a fim de dar conhecimento e acesso aos direitos sociais.


Projeto PANDOCA: O programa APAE Mais, tem como objetivo de fortalecer e estimular iniciativas para inclusão de pessoa com Deficiência Intelectual e/ou múltiplas no mundo do trabalho.

Grupo de dança alemã:

Oficina de musica: Tem como objetivo de desenvolver, estimular e aprimorar as habilidades psicomotoras por meio da música. As aulas de musica favorecem o desenvolvimento do prazer de ouvir musica, do senso rítmico e da imaginação

Oficina de: Família e inclusão/ linguagem e inclusão: Promover junto com a família e o usuário a melhoria nas tarefas de vida diária, interação social, autonomia, a autoestima, autoconhecimento, melhorando a socialização e mais qualidade de vida sempre respeitando a limitação de cada usuário.  Proporcionar experimentação e treinamento de atividades cotidianas, onde os usuários desenvolvem suas potencialidades, independência e autonomia, favorecendo a capacidade adaptativa.