Projeto da Apae de Castelo de horta e temperos comercializa mudas

Apae Castelo
13 de jun de 2019
Uma das áreas de atendimento da Apae de Castelo é voltada à assistência social, onde trabalho é focado na inclusão com conquista de autonomia. Um projeto que chama a atenção é o de horta e temperos, onde os usuários plantam mudas diversas, entre elas cactos, suculentas, hortelã, manjericão e alecrim. Esta produção, ainda pequena, é comercializada na cidade e o valor obtido com as vendas ajuda na manutenção dos projetos.  
 
“Os interessados em adquirir mudas produzidas pelos nossos usuários podem fazer contato com a secretaria da Apae que orientamos sobre variedades e quantidades disponíveis”, fala a diretora administrativa da Apae, Marta Vinco.
 
Além do projeto de horta e temperos, a assistência social oferece ainda os seguintes projetos: descobrindo talentos; trilha ecológica; atividades esportivas; informática; iniciação a culinária básica e recreação, buscando elevar a autoestima e desenvolver habilidades, capacitando à adaptação da vida diária e prática. Também orienta as famílias em como conduzir e lidar com as limitações.
 
Atualmente, a Apae conta com mais de 35 usuários na assistência social, todos acima de 18 anos. São pessoas que não frequentam mais a escola e que precisam de estímulos, autoestima, autonomia e viver em sociedade da melhor maneira possível.
 
“Oferecemos serviços de utilidade pública que têm origem na sociedade civil, promovendo ações continuadas, permanentes e planejadas, por meio de programas, serviços e projetos que visam desenvolver o auto cuidado, bem como o estar físico e mental, autonomia e inclusão social dos nossos usuários, que antigamente eram retirados da sociedade por terem limitações”, explica Marta Vinco.