Mais de 90 usuários recebem atendimento mensal na Apae de Castelo

Apae Castelo
22 de abr de 2019
Número poderia ser maior se a instituição contasse com mais doações públicas e privadas
Em 2019, a Apae do município de Castelo, localizado ao Sul do Espírito Santo, completa 46 anos de funcionamento. Hoje ela atende diariamente pessoas com limitações e necessidades variadas, oferecendo todos os serviços gratuitos. Atualmente, são mais de 90 pessoas atendidas e acompanhadas mensalmente, desde bebês até adultos, já que existem serviços nas áreas de saúde e assistência social que contemplam todas as idades. A oferta e número de usuários poderia ser maior se a instituição contasse com mais doações, porque há espaço físico e estrutura para atender muitas outras pessoas, porém os recursos são limitados o que dificulta a extensão dos serviços.
 
“Gostaríamos de fazer muito mais, temos lista de espera para todas as atividades e serviços oferecidos, mas não temos a quantidade de profissionais necessária para que mais usuários possam ser atendidos, infelizmente nos deparamos com esta limitação. Além disso, os recursos que chegam para nós hoje são cada dia menor, porque as doações vêm diminuindo e temos medo que seja necessário reduzir ainda mais a quantidade de serviços”, fala a diretora administrativa da Apae de Castelo, Marta Vinco.
 
Na Apae o trabalho é focado na inclusão com conquista de autonomia.  São oferecidos serviços de utilidade pública e que têm origem na sociedade civil, promovendo ações continuadas, permanentes e planejadas, por meio de programas, serviços e projetos que visam desenvolver o auto cuidado, bem como o estar físico e mental, autonomia e inclusão social de seus usuários.
 
Na área da saúde, o programa da Apae tem como objetivo a prevenção, habilitação e reabilitação das incapacidades motoras, psicológicas e intelectuais. Terapias são utilizadas para o desenvolvimento das habilidades comprometidas. Com acompanhamento de profissionais qualificados, a instituição oferece os seguintes serviços: hidroterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, sala de atendimento ao autista, terapia ocupacional, psicoterapia e ainda o programa ‘Dois Dedos de Prosa’.
 
Já na assistência social, as atividades buscam elevar a autoestima e desenvolver habilidades, capacitando à adaptação da vida diária e prática, de forma a incluir os usuários na sociedade. Para isso, são oferecidos: projeto horta e temperos; projeto descobrindo talentos; trilha ecológica; atividades esportivas; informática; projeto de iniciação a culinária básica e recreação.
 
É importante destacar que a Apae é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que realiza serviços custeados por doações de órgãos públicos e, principalmente de empresas e representantes da sociedade civil organizada. Por isso, é grande valor toda e qualquer contribuição que possa ser feita, seja por pessoa física ou jurídica. “Precisamos diariamente de doações para que possamos continuar com este trabalho que realizamos e que contempla muitas famílias do nosso município. Qualquer doação, por menor que seja, é importante para nós. Aqueles R$ 5,00 que você pode achar que é pouco, quando juntamos com outras doações no mesmo valor, no final fazem a diferença e nos permite fazer cada vez mais por àqueles que precisam de atenção especial”, finaliza Marta Vinco.